Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 11 out 2024

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

E o vencedor do Nobel da Paz...não é António Guterres

 
 

António Guterres, português líder das Nações Unidas, era um dos candidatos a vencer o Prémio Nobel da Paz, sendo um dos favoritos, ao lado de figuras como Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, mas o prémio acabou por ser atribuído à organização japonesa Nihon Hidankyo.

O Comité Nobel norueguês decidiu atribuir o prémio à organização japonesa Nihon Hidankyo." Este movimento popular de sobreviventes da bomba atómica de Hiroshima e Nagasaki, também conhecidos como Hibakusha, recebe o prémio da paz pelos seus esforços para alcançar um mundo livre de armas nucleares e por demonstrar, através de testemunhos, que as armas nucleares nunca mais devem ser utilizadas", é referido.

Com esta atribuição, a academia pretende "homenagear todos os sobreviventes da bomba atómica de Hiroshima e Nagasaki que, apesar do sofrimento físico e das recordações dolorosas, optaram por utilizar a sua experiência custosa para cultivar a esperança e o empenho na paz".

"Eles ajudam-nos a descrever o indescritível, a pensar o impensável e a compreender de alguma forma a dor e o sofrimento incompreensíveis causados pelas armas nucleares", é referido no comunicado.

"No próximo ano, completam-se 80 anos desde que duas bombas atómicas americanas mataram cerca de 120 mil habitantes de Hiroshima e Nagasaki. Um número comparável de pessoas morreu de queimaduras e de lesões provocadas pela radiação nos meses e anos que se seguiram. O destino daqueles que sobreviveram aos infernos de Hiroshima e Nagasaki, também conhecidos como Hibakusha, foi durante muito tempo ocultado e negligenciado. Em 1956, as associações locais de Hibakusha, juntamente com as vítimas dos testes de armas nucleares no Pacífico, formaram a Confederação Japonesa das Organizações de Vítimas das Bombas A e H. Este nome foi abreviado em japonês para Nihon Hidankyo. Tornar-se-ia a maior e mais influente organização hibakusha do Japão", é ainda explicado.

*Com Lusa