Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 16 set 2022

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

E se fosse astronauta por um dia?

 
 

Edição por Alexandra Antunes

É esta a experiência que 30 jovens vão ter esta sexta-feita, ao passar pela sensação de gravidade zero num voo parabólico, o primeiro realizado em Portugal.

Na prática, o voo, que será feito por um avião Airbus A310, vai simular a ausência de gravidade que existe no espaço a partir de manobras de ascensão e queda-livre (parábolas) executadas pela aeronave que vão permitir aos passageiros flutuar no seu interior em ciclos de cerca de 20 a 25 segundos.

A iniciativa "Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia", que junta estudantes entre os 14 e os 18 anos que foram selecionados após provas eliminatórias, é promovida pela Portugal Space, que pretende incentivar os mais novos para a área do espaço, "assegurar o futuro do espaço a nível nacional", segundo Hugo André Costa, membro da direção da agência espacial portuguesa.

O voo, com partida e regresso à Base Aérea n.º 11, da Força Aérea Portuguesa, em Beja, é operado pela empresa francesa Novespace, subsidiária da agência espacial francesa (CNES).

Fundada e presidida pelo ex-astronauta Jean-François Clervoy, que faz questão de acompanhar os voos, a Novespace realiza voos parabólicos com fins científicos (para as agências espaciais europeia, francesa, alemã e japonesa) e para o público em geral (um voo a título particular pode custar por pessoa 6.900 euros e já há lotação esgotada para fevereiro de 2023).