Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 15 set 2022

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Estão a chegar mais medidas para combater a inflação

 
 

Edição por Alexandra Antunes

O Conselho de Ministros deverá aprovar esta quinta-feira medidas para atenuar aos efeitos da inflação sobre as empresas no dia em que a Assembleia da República debate o programa de emergência social do PSD, estimado em 1,5 mil milhões de euros.

Contudo, ainda não se sabe muito sobre as medidas que aí vêm. António Costa disse apenas, na segunda-feira, em entrevista à TVI/CNN Portugal, que o executivo “não decidiu nem excluiu” a possibilidade de taxar os lucros de algumas empresas considerados excessivos, como defendeu a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Durante a tarde, o parlamento debate a resolução apresentada pelo PSD que recomenda ao Governo a aprovação de um programa de emergência social, que prevê, entre outras medidas, a redução do IVA da energia (combustíveis, eletricidade e gás) para os 6%.

Outra das medidas do programa dos sociais-democratas é a atribuição de uma vale alimentar no valor de 40 euros por mês a todos os pensionistas e reformados que tenham uma pensão/reforma até 1.108 euros, entre setembro e dezembro deste ano, e a todos os cidadãos em vida ativa e que auferem rendimentos até ao terceiro escalão de IRS, durante o mesmo período.

A redução do IRS no quarto, quinto e sexto escalões, a atribuição de 10 euros adicionais por mês a todas as crianças e jovens que recebem o abono de família e a criação de linhas de apoio financeiro para as pequenas e médias empresas fazerem face aos custos da energia são outras das medidas do programa do PSD.