Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 09 mai 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Foguetão chinês desintegra-se no regresso à Terra e cai no oceano Índico

 
 

Por Marta Pedreira Mixão

  • China lançou, no dia 29 de abril, o primeiro dos três módulos da sua estação espacial, o CSS, que era movido por um foguetão Longa Marcha CZ-5B (com 21 toneladas e 30 metros de altura). Estava previsto que o corpo deste caísse durante o fim de semana em parte incerta.
  • No entanto, o risco era "baixo" ou mesmo "ínfimo" e muitos especialistas consideravam que a hipótese de causar danos na Terra era mínima.
  • No entanto, o foguetão chinês desintegrou-se ao reentrar na atmosfera terrestre, durante a madrugada, e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, segundo anunciou a agência espacial da China.
  • "De acordo com o percurso e análise, pelas 10:24 (03:34 em Lisboa) de 09 de maio de 2021, o primeiro andar do foguetão Longa Marcha 5B reentrou na atmosfera", declarou o Gabinete de Engenharia Espacial Tripulada chinês, em comunicado.
  • O tamanho do objeto, de cerca de 30 metros e entre 17 e 21 toneladas, e a velocidade a que viajava, perto de 28 mil quilómetros por hora, levaram à ativação das mais importantes agências de monitorização espacial do mundo, como o Pentágono ou o Serviço de Vigilância e Acompanhamento Espacial da UE (EUSST).

Dia da Europa: Do Porto a Estrasburgo

  • Entre os vários líderes europeus, estão o primeiro-ministro português e os presidentes da Comissão, Ursula Von der Leyen, e do Parlamento Europeu, David Sassoli, que copresidem, com António Costa, ao fórum.
  • Inicialmente, esta conferência estava prevista para ter início em maio de 2020 e durar dois anos, mas foi adiada devido à pandemia da covid-19 e também a diferenças em torno do modelo de governação deste fórum, ultrapassadas apenas este ano, já durante a presidência portuguesa da UE. Assim, prolongar-se-á até ao verão de 2022.
  • Embora já tenha sido lançada, em 19 de abril, a plataforma digital multilingue destinada aos cidadãos de toda a Europa, para que possam contribuir com ideias e marcar eventos.

Quarto evento-teste da cultura realiza-se este domingo

  • O quarto evento-teste em Portugal para avaliar a exequibilidade dos espetáculos culturais com público, no contexto da pandemia da covid-19, decorre hoje em Lisboa, no Campo Pequeno. Trata-se de um espetáculo de comédia, que vai começar às 19:00, com a presença dos comediantes Nilton, Aldo Lima, Tio Jel, Joana Gama e Mangope.
  • Este evento teste-piloto contará com a lotação de 1.000 pessoas para testar a ocupação de sala em dois-terços, divididos por 4 grupos: plateia par e impar, e 2 sectores de bancada. A utilização de máscara durante todo o espetáculo é obrigatória.
  • Os bilhetes têm um custo de 2 euros, com teste incluído, em que a receita reverterá para a União Audiovisual. A compra dos mesmos é concluída através do agendamento de um Teste Rápido Antigénio (por colheita de exsudado nasofarínge), realizado no dia 9 de maio a partir das 10h, pela Cruz Vermelha Portuguesa, no Campo Pequeno.
 
 
 
 

 
 

Nas eleições legislativas da Escócia, que aconteceram quarta-feira passada, o resultado já era sabido, mas o futuro da nação continua tão insondável como dantes. Continuar a ler

 
 
 
O primeiro passo da Europa Social está dado. Mas o caminho da vontade à prática é longo e difícil
 
 

Atualidade

 

Os líderes europeus comprometeram-se hoje com as metas do plano de ação que a Comissão Europeia estabeleceu para implementar o Pilar dos Direitos Sociais nos 27 Estados-membros. A foto de família ficou bonita e as palavras vieram embrulhadas em esperança. Mas a realidade é mais difícil: sem metas vinculativas, tudo acaba por se resumir a uma bússola moral.