Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 30 out 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

G20: A cimeira dos poderosos (marcada pelos ausentes)

 
 

Edição por Pedro Soares Botelho

  • A cimeira do G20, que decorre hoje e domingo, em Roma, terá as alterações climáticas e o combate à pandemia de covid-19 no topo da agenda e ficará marcada por ausências dos líderes da China, Japão, Rússia e México.
  • A cimeira procurará sensibilizar os líderes do G20 – as 20 maiores economias do mundo - para a relevância de limitar o aquecimento global a 1,5 graus celsius e de atingir a neutralidade carbónica até meados deste século, mas a tarefa revela-se difícil, depois de uma reunião de ministros da Energia e do Ambiente dos países membros, em Nápoles, em julho, ter terminado com poucos entendimentos.
  • A somar a este prenúncio de obstáculos está a ausência na cimeira de alguns dos líderes que podem ter uma palavra decisiva sobre a matéria ambiental, como o Presidente chinês, Xi Jinping, o Presidente russo, Vladimir Putin, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o Presidente mexicano, Andres Manuel Lopez Obrador.
  • Na questão do combate à pandemia de covid-19, os líderes do G20 devem reiterar a promessa de disseminar vacinas de forma homogénea em todo o globo e ao nível da recuperação económica, para compensar os danos provocados pela pandemia, vão discutir a imposição de um imposto mínimo de 15% para as grandes empresas multinacionais.
  • Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da França, Emmanuel Macron, reuniram-se ontem, já em Roma. O encontro dos dois chefes de Estado aconteceu numa altura em que os Estados Unidos tentam acalmar a tensão político-diplomática entre os dois países depois do polémico acordo com a Austrália e com o Reino Unido, que prejudicou um negócio da venda de submarinos franceses aos australianos.
  • A reunião será a primeira presencial entre os dois chefes de Estado desde o início da crise diplomática provocada pela assinatura, a 15 de setembro, do pacto AUKUS (iniciais em inglês dos três países anglo-saxónicos), que visa reforçar a cooperação trilateral em tecnologias avançadas de defesa, como a Inteligência Artificial, sistemas submarinos e vigilância a longa distância.
  • Quem também está desde ontem em Itália é Jair Bolsonaro. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro participa na cimeira do G20, mas aproveita também para visitar a pequena cidade italiana de Anguillara Veneta, de onde emigraram os seus antepassados, para receber o título de cidadão honorário.
  • Este sábado sábado e amanhã, o chefe de Estado e a comitiva brasileira participarão no fórum do G20. Bolsonaro deve realizar um encontro bilaterial com o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi. Além do Presidente, o governo brasileiro confirmou a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, no fórum do G20.
  • Na segunda-feira, Bolsonaro deve visitar Anguillara Veneta, uma pequena localidade italiana de quatro mil habitantes, para ver os registos de seu bisavô, que são guardados pela igreja. Segundo informações divulgadas pelos ‘media’ brasileiros, grupos civis e de oposição política já convocaram protestos na praça da pequena cidade italiana no dia da visita de Bolsonaro.
 
 
Tentou vacinar o seu gato e não conseguiu? Falta de vacinas só deverá estar normalizada no próximo ano
 
 

Atualidade

 

A falta de vacinas para gatos já dura há alguns meses e a rutura começa a verificar-se também em relação aos cães. Este é apenas mais um dos efeitos indiretos da pandemia e a situação só deverá ficar regularizada no fim do primeiro trimestre de 2022.

 
 
 
Proteção Civil regista 914 ocorrências até às 08:00 de hoje devido ao mau tempo
 
 

Atualidade

 

A Proteção Civil registou esta noite “um número significativo” de ocorrências devido ao mau tempo, totalizando 914 desde as 14:00 de quinta-feira, sendo os distritos Aveiro, Coimbra, Porto e Lisboa os mais afetados.

 
 
 
Presidente da República recebe os partidos com a dissolução do parlamento e a data das eleições na agenda
 
 

Atualidade

 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebe hoje, em Belém, os partidos com assento parlamentar para discutir a dissolução do parlamento e da data das eleições antecipadas.

 
 
 
Conselho Nacional do CDS-PP aprova o adiamento do congresso para depois das legislativas
 
 

Atualidade

 

O Conselho Nacional do CDS-PP aprovou hoje o adiamento, para depois das eleições legislativas, do congresso eletivo do partido, que deveria realizar-se a 27 e 28 de novembro, em Lamego.

 
 
 
Rio diz que se eleições forem marcadas para o fim de janeiro “fica evidente" que Marcelo quis "dar uma ajuda" a Rangel
 
 

Atualidade

 

Em entrevista à SIC, na véspera da audiência dos partidos em Belém, Rui Rio apontou 09 de janeiro como a “primeira data” possível para eleições e o dia 16 do mesmo mês como uma data ainda aceitável.

 
 
 
Os mitos e as verdades sobre as alterações climáticas
 
 

Atualidade

 

Nas vésperas da cimeira do clima das Nações Unidas, que visa aumentar a ambição do combate ao aquecimento global, a agência France Presse reuniu alguns dos argumentos usados para desacreditar o fenómeno das alterações climáticas, contrariando-os.