Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 15 set 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Gouveia e Melo declara vitória ao vírus

 
 

“Nós já ganhámos a este vírus, pelo menos, a primeira batalha está ganha e isso é um grande alívio para todos nós”, assumiu hoje o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo em Viseu, na cerimónia de abertura da Escola secundária Alves Martins, onde estudou com 15 anos.

À margem da cerimónia, Gouveia e Melo disse aos jornalistas que a batalha está ganha “porque a incidência está a cair apesar do estado de desconfinamento” em que o país se encontra, já depois do período de férias e da presença de estrangeiros.

“O processo de vacinação venceu o vírus e agora temos de começar a aprender a reganhar a nossa liberdade e a nossa vida. É isso que temos de fazer, claro que com alguns cuidados. Temos de ser inteligentes, também não podemos ser descuidados”, alertou.

Portugal lidera na vacinação

Portugal é hoje o país do mundo com maior taxa de cobertura da população com a vacinação completa contra a covid-19, de acordo com o site de estatísticas Our World in Data.

O país superou nos últimos dias Malta e regista 81,54% de população com a vacinação completa contra a infeção provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, enquanto Malta tem 80,95% da população totalmente imunizada face à covid-19. Em terceiro lugar no ‘ranking’ mundial surgem os Emirados Árabes Unidos, com 78,80%.

Segundo o relatório semanal da vacinação da Direção-Geral da Saúde (DGS), 80% da população portuguesa, o equivalente a mais de 8,2 milhões de pessoas, já concluiu o processo de vacinação e 85%, mais de 8,8 milhões, já tem a primeira dose da vacina.

A ‘task force’ que coordena a logística da vacinação estima atingir na última semana deste mês a meta de 85% da população portuguesa com a vacinação completa.

 
 

De olhos postos na campanha

 
 
  • O ex-vice-primeiro-ministro Paulo Portas visitou hoje Vale de Cambra em apoio à recandidatura de José Pinheiro pelo CDS-PP, o que atribuiu a gratidão pelo apoio dessa concelhia do distrito de Aveiro em “momentos difíceis” da sua vida política.
  • O candidato independente ao Porto Rui Moreira considerou “lamentável” a acusação de plágio por parte do PSD e classificou como “questiúnculas” do “PS dos diretórios” a queixa à CNE por abuso da imagem do candidato socialista a Campanhã. Na terça-feira, a candidatura do PSD à Câmara do Porto acusou o atual presidente e candidato independente de “plágio” por apresentar “medidas iguais” aos ‘outdoors’ de campanha de Vladimiro Feliz colocados "há cerca de uma semana".
  • Os candidatos à Câmara Municipal de Lisboa debatem hoje num simultâneo RTP1 e RTP3. Com a moderação de António José Teixeira, o debate, em direto no Pavilhão Carlos Lopes, tem início às 21h50.
 
 
 
 

 
 

Chicão diz para os outros irem estudar, mas o cábula é ele. Afinal, copia a cartilha toda do Chega. Continuar a ler