Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 20 jan 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Greve dos tripulantes da TAP avança. Qual será o impacto?

 
 

Os associados do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil rejeitaram esta quinta-feira, em assembleia-geral, a proposta da TAP e decidiram manter o pré-aviso de greve entre os dias 25 e 31 de janeiro.

A greve levará ao cancelamento de 1.316 voos e gerar um impacto direto de 48 milhões de euros (29,3 milhões em receitas perdidas e 18,7 milhões em indemnizações aos passageiros), segundo um comunicado da transportadora.

A transportadora prevê ainda “perdas de 20 milhões adicionais devido ao impacto potencial nas vendas para outros dias e à sub-optimização de outros voos, com passageiros reacomodados”.

Os tripulantes já tinham realizado uma greve de dois dias a 8 e 9 de dezembro, com 360 voos cancelados e 50 mil passageiros afetados.

Tripulantes da TAP mantêm abertura ao diálogo

“Foi, provavelmente, uma das maiores votações de sempre e é um sinal que espero que a administração, espero que o Governo entenda de uma vez por todas. A insatisfação é gigante, a insatisfação atingiu níveis que não basta chegarmos a 12 de 14 propostas”, disse o presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), Ricardo Penarróias, em declarações à agência Lusa.

Questionado se há hipótese de ainda evitar a greve, o dirigente sindical disse que se mantêm “abertos ao diálogo” com a TAP.

“A demonstração dessa nossa abertura ao diálogo é, sem dúvida, o facto de nós, excecionalmente, termos deixado a assembleia-geral em aberto, para poder ser marcada uma assembleia em 24 horas, para poder ser decidida ou não a retirada do pré-aviso de greve”, afirmou o presidente do SNPVAC.

No entanto, o responsável ressalvou que, perante os resultados da votação desta quinta-feira, “a análise feita é de que, neste momento, [a TAP] não poderá fugir muito dos 14 pontos na sua totalidade”.

Das 14 reivindicações dos tripulantes, a TAP não acedeu a duas, que, segundo Ricardo Penarróias, têm a ver com a o regresso do chefe de cabine nos voos de longo curso dos aviões A330 e “uma particularidade” no que diz respeito ao descanso adicional em determinados voos.

 
 
NBA: Prontos para atribuir uns prémios de meio de época?
 
 

Desporto

 

Estamos sensivelmente a meio da temporada 2022-23 da NBA — motivo para que no podcast Bola ao Ar se atribua já prémios e se discuta (bastante) se Nikola Jokic merece ou não ser eleito MVP pelo terceiro ano consecutivo.