Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 27 jul 2023

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Hoje deve haver mais uma subida das taxas de juro

 
 

Editado por Gonçalo Lopes

Um ano após o início da subida das taxas de juro, o Banco Central Europeu deverá anunciar esta quinta-feira mais um agravamento das mesmas, nomeadamente mais 25 pontos base, o que colocará a taxa nos 3,75%, o nível mais elevado desde maio de 2001.

Esta deverá ser assim a nona subida desde 27 de julho do ano passado, numa luta contra a inflação, mas a verdade é que não deverá ficar por aqui, isto levando em conta as palavras de Christine Lagarde, presidente do BCE.

Apesar de todas estas subidas das taxas de juro, os valores da inflação ainda estão longe daquilo que o BCE ambiciona, concretamente entrar na casa dos 2%. A inflação na zona euro desacelerou em junho, fixando-se numa taxa 5,5% em termos homólogos em junho face aos 6,1% em maio, enquanto a inflação subjacente registou uma taxa de 5,5%, em comparação com 5,3% em maio.

Depois da reunião desta tarde, a próxima está agendada para 14 de setembro. Com o risco de recessão na Europa, como revelado por alguns especialistas, é bem provável que dentro de pouco mais de mês e meio nova subida seja possível. Resta apenas saber se, tal como revelou nas últimas reuniões, Christine Lagarde confirmará tal cenário.

Há quem diga que o BCE deverá agora praticar um discurso mais moderado, embora esse não invalide a subida que muitos esperam no próximo mês de setembro.