Jogos de futebol e testes ao coronavírus
Dois jogos "quentes" estão a pressionar a capacidade de fazer testes ao vírus responsável pela covid-19 em Lisboa e no Porto. Representantes das farmácias avisaram: “não vamos ter hipótese de satisfazer a procura” sempre que grandes eventos se repitam.
Hoje, Benfica e Sporting disputam no Estádio da Luz o grande dérbi do futebol português, em jogo da 13.ª jornada da I Liga de futebol, um pouco depois de o rival FC Porto defrontar fora o Portimonense.
O jogo entre ‘águias’ e ‘leões’ pode provocar alterações na frente da classificação, num momento em que a liderança é partilhada pelo campeão Sporting e pelo FC Porto, ambos com mais um ponto do que o Benfica.
No estádio da Luz o jogo tem início às 21:15, já depois de ter terminado o embate entre Portimonense e FC Porto (19:00).
Devido ao novo coronavírus, o Sporting não vai poder contar com o capitão Coates, que se junta aos lesionados Jovane Cabral e João Palhinha, enquanto, no Benfica Lucas Veríssimo, é a grande baixa.
A realização semanal de testes de antigénio para o novo coronavírus voltou a ser obrigatória entre os jogadores 48 horas antes dos encontros da I e II Liga.
Quanto ao acesso dos adeptos aos estádios em jogos dos escalões profissionais, os clubes têm a possibilidade de, independentemente da lotação, "limitar a emissão de bilhetes ao máximo de 5.000 espetadores, desde que sejam respeitados integralmente todos os compromissos regulamentares associados à bilhética”, definiu a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
Acima da lotação de 5.000 espetadores, passa a ser obrigatório a apresentação de certificado de teste ou certificado de recuperação ou de teste negativo devidamente comprovado por entidade competente. E é aqui que estão as dificuldades.
Segundo o 'Jornal de Notícias', 35% dos concelhos não têm farmácias onde fazer os testes gratuitos. Com a testagem a ser necessária para aceder a vários serviços