Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 18 jan 2022

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Do outro lado do mundo, já há 138 votos para as eleições de dia 30

 
 

Edição de Pedro Soares Botelho

  • Do outro lado do mundo, 138 portugueses votaram antecipadamente em Díli, Timor-Leste, nas primeiras horas do período de votação definido para as eleições legislativas de 30 de janeiro, ainda a tempo de os votos serem remetidos para Portugal.
  • Para agilizar o voto, a Secção Consular mobilizou vários funcionários que garantiram o funcionamento célere do local de votação, permitindo um processamento dos eleitores mais rápido que em atos eleitorais passados. Tal incluiu cancelar e reagendar todas as marcações de serviços consulares agendados para a manhã de hoje.
  • Na semana passada, a Secção Consular da Embaixada de Portugal em Díli tinha apelado aos eleitores interessados em exercer o voto antecipado nas legislativas deste mês, para que o fizessem hoje para garantir o envio dos votos a tempo para Portugal.
  • São dos primeiros votos para as legislativas, que ontem conheceram um dos debates mais alargados: todos os partidos com representação parlamentar contra todos os partidos com representação parlamentar. Na RTP, os partidos à direita e à esquerda divergiram sobre política fiscal e modelo de crescimento económico num debate a nove em que o secretário-geral do PS e primeiro-ministro se queixou de "ter levado pancada de todos".
  • "Eu depois de ter levado pancada de todos tenho direito a defender-me", observou António Costa, após ter ouvido críticas dos partidos à direita, que associaram a governação à esquerda ao aumento da carga fiscal, mas também de BE e CDU, que atribuíram ao PS resistência à política de aumento de salários e pensões.
  • Entre os acordos e desacordos na economia, os partidos concordaram na identificação de alguns dos problemas do Serviço Nacional de Saúde — mas discordaram na mesma nas soluções, com Costa a insistir que o PSD quer a “classe média a pagar” e Rio a acusar PS de criar uma “narrativa”.
  • Hoje, também às 21h na RTP, debatem os partidos sem assento parlamentar.

Os temas quentes da campanha

  • A influência da extrema-direita nos partidos e as soluções de governo após as eleições foram ontem tema na campanha, num dia em que os líderes partidários com assento parlamentar estão mais concentrados para o último debate televisivo.
  • Com a maioria dos partidos a terem uma única iniciativa de campanha, vários líderes anteciparam, ao longo do dia, as suas expectativas para o único debate a nove, marcado para as 21:00, na RTP, depois dos frente a frente das últimas duas semanas.
  • Mas o secretário-geral do PS, que participou em Lisboa no encontro “Continuar a avançar em igualdade”, organizado pelas Mulheres Socialistas, alertou para a crescente influência da extrema-direita junto de partidos tradicionais: “Esses movimentos de extrema-direita, o maior perigo que representam é quando conseguem condicionar os partidos tradicionais, os chamados partidos do sistema”, afirmou António Costa, numa alusão indireta ao PSD.
  • Como exemplo, António Costa referiu: “Quando se começa a achar que a prisão perpétua pode não ser bem uma prisão perpétua, é o primeiro passo para começar a achar que o racismo não é bem racismo, que a xenofobia não é bem xenofobia e que o reconhecimento da desigualdade de género não é bem o reconhecimento da desigualdade de género”.
  • Em resposta, o líder social-democrata acusou António Costa de “tentar incutir medo nos portugueses” com “o papão da direita” e apelou ao PS para que faça campanha “com base nas suas propostas, sem “deturpar as ideias do PSD”.
  • No final de uma arruada muito participada e confusa na Avenida da Igreja, em Lisboa, Rui Rio foi questionado se a campanha para as legislativas antecipadas de 30 de janeiro se irá transformar num pingue-pongue entre ele e António Costa: “Não vai ser um pingue-pongue, porque se o dr. António Costa continuar desta forma vai ficar a falar sozinho. O que o PS tem feito não é apresentar as suas propostas, é procurar dizer que nós propomos o que não propomos”, afirmou, dando como exemplos áreas como a Segurança Social ou o Serviço Nacional de Saúde. “Hoje recuperou a ladainha da prisão perpétua, se for assim vai ficar naturalmente a falar sozinho”, disse.
  • Ainda ontem, Jerónimo de Sousa, do PCP, teve alta após a intervenção cirúrgica a que teve de se submeter — mas já esta terça-feira, foi a vez de João Ferreira, que o tinha substituído, de ser afastado da campanha da CDU: o dirigente comunista testou hoje positivo ao SARS-CoV-2 e vai abandonar a campanha eleitoral da CDU, sendo substituído por João Oliveira nas ações desta semana.
  • João Ferreira já tinha falhado a ação de campanha da manhã de hoje, sendo substituído por Bernardino Soares, que já iria estar presente na iniciativa como mandatário da CDU para o distrito de Lisboa. O dirigente comunista João Oliveira, que já tinha dividido parte das ações da campanha com João Ferreira, vai passar a ser 'o rosto' da caravana da CDU até ao regresso de Jerónimo de Sousa, previsto para o final desta semana.
 
 
Paulo Sande: "Há aqui um círculo vicioso: nós contentamo-nos com a mediocridade"
 
 

Atualidade

 

"Se continuarmos a usar as mesmas receitas, vamos continuar a comer os mesmos maus pratos". É assim que Paulo Sande, ex-candidato ao Parlamento Europeu, resume a situação em que Portugal se encontra. E estranha que a Europa esteja ausente do debate político.

 
 
 
Roberta Metsola é a nova presidente do Parlamento Europeu até 2024
 
 

Atualidade

 

A maltesa Roberta Metsola, do Partido Popular Europeu (PPE), era apontada como a favorita para suceder ao dirigente socialista italiano David Sassoli, que assumiu o cargo no verão de 2019.

 
 
 
Manuel Cardoso
 
 

Em diversas ocasiões durante a pandemia, Downing Street transformou-se na Rua Cor-de-Rosa. Agora, Boris Johnson diz que achava que tais ajuntamentos eram reuniões de trabalho. Acontece a qualquer um. Continuar a ler

 
 
 
Depois da erupção do vulcão submarino, imagens mostram Tonga coberta de cinzas
 
 

Atualidade

 

Tonga está coberta de cinzas vulcânicas, de acordo com imagens divulgadas esta terça-feira. Veja as fotos.

 
 
 
Portugal atinge 30 milhões de testes à covid-19
 
 

Atualidade

 

A Task Force da Testagem informou na manhã desta terça-feira que Portugal já fez 30 milhões de testes à covid-19.