Mais um dia com voos cancelados em Portugal. Saiba o que fazer
Edição por Tomás Albino Gomes
Em Lisboa não se deverão realizar 16 chegadas e 11 partidas, num total de 27 voos cancelados, segundo as estimativas da ANA. Também no Porto e Madeira se registam constrangimentos.
De acordo com os dados disponíveis no site da ANA, prevê-se o cancelamento de 27 voos em Lisboa, 4 no porto e 2 na Madeira.
O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, é o mais afetado, sendo que a maioria dos voos cancelados pertence à TAP.
Em detalhe, tratam-se de 16 chegadas e 11 partidas em Lisboa, 2 chegadas e 2 partidas no Porto e 1 chegada e 1 partida na Madeira.
Greves, falta de pessoal, nevoeiro e até o rebentamento de pneus de um jato particular na semana passada no aeroporto de Lisboa têm sido apontadas como as principais causas para o cancelamento dos voos.
A ANA aconselha aos passageiros que contactem com a sua companhia aérea antes de se deslocarem para os aeroportos.
A DECO considera esta situação "inaceitável" e recordas que "as transportadoras aéreas são obrigadas a prestar assistência adequada aos passageiros em situações de atraso e cancelamento". Isso inclui:
A associação de defesa do consumidor recorda ainda que "se na origem do atraso ou cancelamento estiver uma circunstância extraordinária, o que tem de ser apurado em concreto, as transportadoras não serão obrigadas a pagar uma indemnização, mas são obrigadas a prestar assistência adequada aos passageiros nos termos referidos".
Todavia, "deverá ser apresentada a possibilidade de o passageiro optar pelo reembolso ou por outro voo".
A DECO está a acompanhar esta situação e disponibiliza os seus serviços para apoiar os consumidores:
"Se o seu voo foi cancelado e não recebeu assistência ou tem dúvidas sobre os seus direitos, contacte-nos por escrito através da nossa Linha de WhatsApp (+351 966 449 110), do nosso endereço eletrónico geral deco@deco.pt ou através nosso formulário de contacto, ou por via telefónica, através do número 213 710 200", acrescenta a DECO.
Também no final de junho, e antevendo um verão difícil nos aeroportos portugueses, a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) deixou uma série de recomendações para quem pretende viajar nos próximos meses.
A Europa está a entregar armas à Ucrânia e milhares de milhões de dólares à Rússia. É uma das contradições na atual realidade que está marcada pelo disparo da inflação nos países ocidentais em efeito de ricochete da guerra. Continuar a ler
Foi professora do ensino básico, mas os astros e o tarot levaram a melhor. Maya é uma mulher singular no seu percurso, porém plural na forma como vive a vida. Essa pluralidade marca este episódio do podcast Um Género de Conversa.