Mau tempo ainda continua. Maioria dos distritos com aviso devido à chuva, vento, agitação marítima e neve
Vários distritos do continente vão manter-se com avisos amarelo e laranja por causa da chuva, vento, agitação marítima fortes e queda de neve e pelo menos até sábado, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os distritos, mais a norte, de Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso amarelo desde as 06:00 de hoje e até às 06:00 de sábado devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, que poderão ser ocasionalmente sob a forma de granizo e acompanhados de trovoadas.
O IPMA colocou também os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga sob aviso amarelo até às 12:00 de sábado por causa do vento sudoeste com rajadas até 80 quilómetros por hora (km/h),
A previsão de agitação marítima levou o IPMA a emitir aviso laranja para os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga entre as 00:00 de sábado e as 00:00 de domingo, passando depois a amarelo.
O IPMA colocou igualmente os distritos de Faro, Setúbal e Beja até às 06:00 de domingo devido à agitação marítima.
Por causa da agitação marítima forte, 17 barras marítimas do continente estão fechadas a toda a navegação e as de Aveiro, Figueira da Foz, Viana do Castelo e Portimão estão condicionada, segundo a Autoridade Marítima Nacional.
Sob aviso laranja estão também os distritos de Castelo Branco e da Guarda por causa da queda de neve acima de 1.200 a 1.400 metros entre as 18:00 de hoje e as 12:00 de sábado.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Atualidade
Há 14 comunidades espanholas sob aviso devido ao mau tempo provocado pela tempestade Martinho, que também já passou por Portugal. As chuvas intensas provocaram três feridos na Galiza e desalojaram 41 jovens de uma casa de freiras cercada pela água em Ávila. Veja aqui as imagens.