Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 17 fev 2025

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Milhares despedem-se de Pinto da Costa

 
 

Milhares de pessoas despedem-se hoje do ex-presidente do FC Porto Pinto da Costa, que morreu no último sábado. O cortejo de despedida iniciou-se na Igreja das Antas, no Porto, antecedendo a passagem pelo relvado do Estádio do Dragão a caminho do Cemitério Prado do Repouso.

À imagem da véspera, no velório, os espaços não demoraram a tornar-se exíguos perante inúmeras manifestações de afeto nas horas prévias ao funeral, que se iniciou depois das 11:00 e atraiu familiares, amigos, adeptos, atletas e referências históricas dos ‘azuis e brancos’, bem como figuras do futebol nacional e internacional, do desporto, da política e de outros quadrantes da sociedade portuguesa.

Dos cidadãos anónimos às personalidades públicas, encabeçadas pelo primeiro-ministro Luís Montenegro, milhares juntaram-se em redor da Igreja de Santo António das Antas para dizerem adeus a Pinto da Costa, que morreu no sábado, aos 87 anos, e tornou-se o dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial à frente dos ‘dragões’, de 1982 a 2024.

Responsável pelo fim do ‘reinado’ de Pinto da Coisa, face ao triunfo nas eleições de abril de 2024, o líder do FC Porto, André Villas-Boas, acompanhou os rivais Benfica e Sporting entre os principais ausentes, por respeito ao pedido feito em vida pelo seu antecessor, que não queria nenhum elemento da atual direção ‘azul e branca’ nas cerimónias fúnebres.

O estádio do Dragão, refira-se, foi transformado num memorial em honra de Pinto da Costa desde a noite de sábado, com milhares de mensagens escritas, coroas de flores, velas, cachecóis, bandeiras e camisolas.

*Com Lusa