Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 10 nov 2020

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Na primeira noite de recolher obrigatório viu-se uma Lisboa quase sem vida

 
 

Edição por Tomás Albino Gomes

Assim foi a primeira noite do recolher obrigatório em Lisboa

  • O impacto da proibição de circulação na via pública na capital não se fez sentir logo pelas 23:00, porque a essa hora ainda existiam pessoas nas ruas, umas a sair de restaurantes e outras a regressar do trabalho em direção a casa, contando com os habituais horários dos transportes públicos.
  • Segundo o porta-voz do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, comissário Artur Serafim, a PSP começou às 00:00 de segunda-feira diversas operações na Área Metropolitana de Lisboa (AML), com a fiscalização do cumprimento dos novos horários dos estabelecimentos comerciais, ajuntamentos, consumo de álcool na via pública e uso da máscara quando não é possível garantir a distância de dois metros, através de “cerca de três centenas de polícias diariamente nas ruas”.
  • A primeira abordagem das forças de segurança é a sensibilização dos cidadãos para as novas regras, pelo que “a participação do crime de desobediência é utilizada em último recurso”, explicou o comissário.
  • Até ao momento, Artur Serafim faz um balanço “muito positivo” das várias operações de fiscalização no âmbito da entrada em vigor do estado de emergência, sem registo de nenhum crime de desobediência.

França, Áustria, Alemanha e União Europeia discutem resposta europeia à ameaça terrorista

  • O encontro é organizado por videoconferência, uma semana depois do ataque 'jihadista' em Viena e após o de Nice e a decapitação do professor Samuel Paty, em França, em outubro.
  • Vão reunir-se o Presidente francês, Emmanuel Mácron, e o chanceler austríaco, Sebastian Kurz, em Paris, a chanceler alemã, Angela Merkel, em Berlim, e também o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Bruxelas.

Acionistas da TAP despedem-se, formalmente, de David Neeleman, Humberto e David Pedrosa

  • Os acionistas da TAP formalizam esta terça-feira em assembleia-geral a exoneração de responsabilidades de David Neeleman, Humberto e David Pedrosa enquanto administradores da companhia aérea.
  • Recorde-se que o Estado português, a dois de outubro, concretizou a aquisição de participações sociais dos acionistas privados da TAP, que resultou no controlo público de 72,5% da companhia aérea, ficando o empresário Humberto Pedrosa com 22,5% e os trabalhadores com os restantes 5%.
  • No mesmo dia, a TAP comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que o empresário David Neeleman tinha apresentado a sua renúncia ao cargo de vogal do Conselho de Administração da TAP, com efeitos a partir daquela data, bem como “aos demais cargos por si assumidos na estrutura diretiva das restantes entidades que compõem o grupo TAP, incluindo na TAP SGPS”.

Liga das Nações. Preparar Andorra, para poder preparar a defesa do título

  • A seleção portuguesa de futebol inicia hoje os trabalhos com vista a defrontar, na quarta-feira, a congénere de Andorra, em jogo de preparação para a dupla jornada decisiva da Liga das Nações, com França e Croácia, e assim ganhar a oportunidade de defender o título conquistado em 2019 no Porto.
  • A equipa das Quinas parte com vantagem para o encontro de preparação, uma vez que nos registos diante da seleção de Andorra soma seis vitórias em seis jogos e apenas um golo sofrido, números que fazem com que possamos antecipar um embate histórico em que Cristiano Ronaldo chega à 100ª vitória com a camisola de Portugal - isto, claro se o capitão estiver apto para jogar, uma vez que saiu a queixar-se do tornozelo no último jogo da liga italiana que terminou empatado a um golo entre Lazio e Juventus.
  • Nota ainda para as possíveis idas a jogo dos estreantes da convocatória: Pedro Neto (Wolverhampton) e Paulinho (Sporting de Braga).
 
 

Revista de Imprensa: A vacina da esperança, um presidente que não se despede, mas continua a despedir e clubes sob suspeita

 
 

Público:

- “Covid-19: País em recolher obrigatório, após duas semanas em que morreram, em média, 43 pessoas por dia”

- “Trump não se despede, mas continua a despedir”

- “Apoio do Chega ao Governo dos Açores é para a legislatura”

- “Cem mulheres mortas em seis anos pelos seus companheiros”

Jornal de Notícias:

- “Costa: ‘Ninguém esperava uma segunda vaga tão cedo’”

- “Economia: Restauração e comércio ficam ‘a pão e água’ com restrições à circulação”

- “Legionela mata cinco pessoas na Póvoa, Vila do Conde e Matosinhos”

Jornal i:

- “A vacina da esperança”

- “Ensino especial: Pais querem que os filhos não aprendam só a fazer bolos e pizas”

- “’Novas medidas vão aumentar desemprego e pobreza’, avisa Eugénio Rosa”

- “Morreu Cruzeiro Seixas: ‘Talento insolente à força da modéstia’”

Correio da Manhã:

- “Corrupção no futebol: Pistas de Rui Pinto apertam Vieira: Arguido em esquemas milionários”

- “Vacina contra vírus chega até ao final do ano”

- “Promessa leonina: Jogador de futebol abandonado com tiro”

Negócios:

- “Comércio admite abrir mais cedo”

- “Cinco países europeus estão a comprar mais a Portugal”

- “Trabalho: Subsídio de Natal antecipado? Empresas pagam no fim do mês”

Record:

- “Sporting: História dá força ao leão: Há 70 anos que não tinham avanço tão grande na liderança”

- “Ricardo Soares deixa o Moreirense”

O Jogo:

- “Braga: ‘O Trincão disse-me para ir para cima deles’, Moura explica o bis na vitória sobre as águias”

- “Seleção: CR7 avaliado”

A Bola:

- “Operação conjunta da Polícia Judiciária, Ministério Público, tribunais de instrução criminal e Autoridade Tributária”

- “SAD do Santa Clara liderada por Rui Cordeiro investigada”

- “Branqueamento de capitais na mira da justiça”


Veja as primeiras páginas dos jornais de hoje no SAPO24

 
 
Brasil suspende ensaios clínicos de vacina Coronavac após incidente "grave"
 
 

Atualidade

 

A autoridade sanitária do Brasil anunciou hoje que suspendeu os ensaios clínicos da vacina Coronavac, do laboratório chinês Sinovac, contra o novo coronavírus, após um incidente "grave" com um voluntário.

 
 
 
Avenida da Liberdade esteve cortada durante a madrugada e parte da manhã devido a um tiroteio
 
 

Atualidade

 

A circulação já foi reposta nesta principal artéria de Lisboa. A estrada esteve parcialmente cortada devido aos trabalhos da Polícia Judiciária, na sequência de um tiroteio.