Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 21 mai 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

No ranking das escolas, privadas dominam lista

 
 

Edição por Marta Pedreira Mixão

A média nacional dos alunos dos colégios foi de 14,39 valores (no ano anterior foi de 12,69) e das escolas públicas foi de 12,89 valores (10,95 no ano anterior), segundo uma análise da agência Lusa, que revela que se mantêm a tendência de subida ligeira da média das notas registadas nos últimos anos. (Nota: o ranking apresentado pela Lusa analisa 512 escolas, não visando as escolas secundárias com menos de 100 exames realizados.)

O Colégio Nossa Senhora do Rosário, no Porto, foi a escola com os melhores resultados nos exames do secundário, com uma média de 17,61 valores, em 463 exames do secundário realizados. Apenas duas escolas (uma pública e outra privada) obtiveram média negativa nos exames nacionais do secundário em 2020, as escolas privadas aparecem, como quase sempre, com melhores notas do que as públicas.

Com uma média de 15 valores, a primeira escola pública a cavar o fosso é a Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra — e surge em 34.º lugar do 'ranking', o que significa que as escolas públicas voltam a descer na tabela geral, desta vez dois lugares, já que em 2019 a melhor pública foi a Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, em São João da Madeira, que ocupou o 32.º lugar do 'ranking' geral.

Ao nível de exames, as notas da 1.ª fase melhoraram em todas as disciplinas, à exceção de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS). Nesta subida média destacam-se disciplinas como Biologia e Geologia ou Geografia A, em que houve um aumento superior a três valores (numa escala de zero a 20).

Poderá consultar aqui a lista das 10 melhores e das 10 piores escolas do país. A sua composição tem por base os resultados dos exames, referindo nome do estabelecimento, distrito e média dos exames.

Sobre os resultados, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, considera que as listagens de estabelecimentos de ensino baseadas nas médias dos exames nacionais são "injustas e redutoras", além de "não refletirem a qualidade do trabalho das escolas".

Mas o governante não está sozinho. Os diretores escolares também criticam este rankings das escolas por ocultarem muito do trabalho feito por alunos e professores e "compararem realidades incomparáveis", alertando que podem desmotivar toda a comunidade escolar.

Israel e Hamas anunciam cessar-fogo

O anúncio foi feito pelo gabinete de segurança do primeiro-ministro israelita que aprovou o cessar-fogo unilateral, confirmado também pelo Hamas. A decisão unilateral de Israel também surgiu depois do aumento da pressão feita por Washington neste sentido, sendo que os EUA já tinham confirmado sinais “claramente encorajadores” no sentido de chegar ao cessar-fogo, explicitou a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki durante uma conferência de imprensa.

Portugal está na final da Eurovisão

Portugal está na final da 65.ª edição do Festival Eurovisão da Canção com a canção “Love Is On My Side”, interpretada pelos The Black Mamba (poderá rever aqui a atuação).

Na derradeira noite competem 26 países: dez que foram escolhidos na terça-feira, durante a primeira semifinal, outros dez foram selecionados na quinta-feira, sendo que há seis que têm entrada direta — os chamados “Cinco Grandes” (França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido) e o país anfitrião (Países Baixos).

Embora esteja muito longe de ser dado como potencial vencedor este ano, Portugal tem vindo a subir nas casas de apostas desde que os The Black Mamba chegaram a Roterdão e onde já participaram em vários ensaios, que são divulgados pela organização no ‘site’ oficial do concurso.

 
 
 
 

 
 

O que tem Israel e Palestina a ver com meias? Não sei, vamos ver. Continuar a ler