Edição por Tomás Albino Gomes
Do Conselho de Ministros ao Parlamento, hoje o dia é sobre os apoios aos pais
- O Governo aprova esta quinta-feira o reforço dos apoios aos pais que ficam com os filhos em casa por as escolas estarem fechadas devido à pandemia de covid-19, matéria que será também discutida no parlamento.
- De manhã, será o Conselho de Ministros a aprovar as propostas e a ministra do Trabalho já anunciou que passará a haver três situações em que pode ser requerida a opção pelo apoio à família, sendo uma delas o caso das famílias monoparentais.
- As outras situações são os pais que têm a cargo crianças até ao final do primeiro ciclo e as famílias "em que haja a cargo uma pessoa dependente com deficiência igual ou superior a 60% de incapacidade", segundo explicou Ana Mendes Godinho na quarta-feira.
- À tarde, na Assembleia da República, o assunto voltará a estar na ordem do dia com a apreciação parlamentar, pedida por PCP e BE, para alterar o decreto-lei com as medidas de apoio social, na sequência do encerramento das escolas e da adoção do ensino à distância.
- O PCP propõe o pagamento dos apoios a 100% a famílias com filhos até aos 16 anos, e a possibilidade de pais em teletrabalho optarem pelo regime de assistência à família. Já o BE propõe que seja garantido um apoio a 100% ao trabalhador que permaneça em casa com dependente a cargo.
O robô chega a Marte às nove menos cinco
- O robô norte-americano “Perseverance”, que deixou a Terra em 30 de julho de 2020, tem chegada prevista à superfície de Marte quando forem 20:55 em Lisboa.
- O veículo vai recolher amostras de rocha e poeira que serão enviadas para a Terra em 2031, para serem analisadas.
- O “Perseverance”, que se vai juntar em Marte a um outro robô e a uma sonda, também lançados pela NASA, vai procurar sinais (químicos) de vida microbiana passada e caracterizar a geologia e o clima do ‘planeta vermelho’, abrindo caminho à exploração humana.
- Com o robô segue um engenho voador, semelhante a um minúsculo helicóptero, que irá testar um voo controlado noutro planeta.
Quinta-feira volta a ser sinónimo de Liga Europa
- O Benfica, perante o Arsenal, em Roma, e o Sporting de Braga, face à Roma, em casa, disputam a primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa em futebol, fase em que caíram em 2019/20.
- Os ‘encarnados’ recebem os ingleses em campo neutro, devido às restrições impostas pelas autoridades dos dois países devido à pandemia de covid-19, enquanto os ‘arsenalistas’ reencontram em Braga o treinador Paulo Fonseca.
- O encontro entre Sporting de Braga e Roma está marcado para as 17:55, com arbitragem do romeno István Kovács, enquanto o Benfica-Arsenal arranca às 21:00 locais (20:00 em Lisboa), e será ajuizado pelo turco Cüneyt Çakir.
- Os jogos da segunda mão estão marcados para 25 de fevereiro, com o Benfica a defrontar o Arsenal em Atenas e o Sporting de Braga a jogar no Estádio Olímpico de Roma.