O debate dos debates
O cineteatro Capitólio, em Lisboa, recebe esta noite o frente a frente entre o secretário-geral do PS, António Costa, e o presidente do PSD, Rui Rio, para as legislativas de 30 de janeiro. Os dois políticos que podem vir a chefiar o próximo governo vão ter direito a um debate mais alargado, de 75 minutos, que será transmitido em simultâneo pelas três televisões generalistas.
O frente a frente terá início marcado para as 20:30 e vai ser moderado por um jornalista de cada um dos canais de televisão - João Adelino Faria (RTP), Clara de Sousa (SIC) e Sara Pinto (TVI) - e começa às oito e meia da noite.
Há dois anos, na pré-campanha para as legislativas de 6 de outubro de 2019, os debates entre António Costa e Rui Rio foram dominados pelos temas da saúde, do modelo económico do país – em particular as opções de PS e PSD quanto aos impostos – e o estado da justiça.
Na quarta-feira, Rui Rio recusou que o debate seja decisivo para o resultado das eleições antecipadas de 30 de janeiro, dizendo não se poder olhar para o frente a frente político como um jogo de futebol “Porto-Benfica”.
Em 2019, o PS venceu as legislativas de 06 de outubro com 36,34% dos votos (correspondentes a 108 deputados) e formou um Governo minoritário, enquanto o PSD ficou em segundo lugar com 27,76% (79 deputados).
Rui Tavares, após o debate da semana passada, foi aplaudido por ter confrontado André Ventura com a superficialidade do programa do Chega. "O programa de André Ventura fala de cidades? Zero vezes. Do interior? Zero vezes. De universidade, do mar e de ambiente? Zero vezes". Através de uma simples pesquisa de palavras-chave, Rui Tavares denunciou com clareza a vacuidade das propostas de Ventura. Continuar a ler