O dia de todas as decisões: Donald Trump ou Kamala Harris?
Edição por Ana Damázio
Neste dia em que se realizam as eleições presidenciais dos Estados Unidos da América (EUA), os primeiros eleitores votaram e não decidiram.
Kamala Harris e Donald Trump receberam três votos cada na pequena comunidade do estado de New Hampshire, nordeste dos EUA, que há várias décadas inicia a jornada eleitoral na meia-noite de segunda para terça-feira, horas antes da abertura dos centros de votação no restante país.
De acordo com as leis de New Hampshire, os municípios com menos de 100 residentes podem abrir os centros de votação à meia-noite e fechar logo após o registo de todos os votos.
Contudo, a maioria dos centros de votação da costa leste dos EUA abriu às 06h00 e às 07h00 locais (11h00 e 12h00 em Lisboa).
Pela manhã, foram vários os eleitores que se deslocaram às mesas de voto, como é possível ver nestas imagens.
Até ao momento, a maioria das sondagens aponta para um empate técnico, mas o resultado da votação, que não é direta, pode demorar a ser declarado.
O SAPO24 está a acompanhar ao minuto estas que são já consideradas as eleições norte-americanas mais renhidas.
*Com AFP
As eleições norte-americanas estão a ser enquadradas como uma luta pela sobrevivência da democracia, quando, na verdade, é sobretudo a tecnocracia que está em causa. Todavia, a tecnocracia é igualmente crucial e pode não sobreviver à empatia (sim, empatia) de Trump. Continuar a ler