Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 08 out 2018

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 
 
 

 
 

O diagnóstico de Saramago, há 20 anos, sobre o estado do mundo ocidental, valia como aviso: “Confuso, perturbado, à espera não se sabe de quê, talvez de uma ideia, uma convicção”. Continuar a ler

 
 
 

A TER EM CONTA:

 
 

Ignorar os alertas dos cientistas do clima leva-nos ao desastre. Aqui está o SOS por nós todos e pelos que virão já a seguir. Também está aqui e aqui. Todos temos de agir. É mesmo emergência que não dá para ficar em modo de espera.

Uma tragédia, tremenda — uns cinco milhares de mortes, devastação sem fim —, que escapou tanto à nossa atenção mas The New York Times documenta na primeira página.

Quando a destruição de um quadro o torna mais valioso no mercado. O golpe de Banksy com auto-destruição do quadro no leilão milionário. O golpe explicado pelo próprio criador.

 
 
A pornografia é o erotismo dos outros - ou porque somos todos democratas até não sermos
 
 

Opinião

 

Bolsonaro ganhou, mas ainda não é presidente. Haddad perdeu, mas ainda não é totalmente derrotado. A segunda volta é daqui a 20 dias. E é urgente que percebamos porque o país quase disse #elesim absoluto ao candidato #elenao.

 
 
 
Sindicatos de professores entregam pré-aviso de greve parcial entre 15 de outubro e 31 de dezembro
 
 

Atualidade

 

As organizações sindicais de professores entregaram hoje um pré-aviso de greve para o período de 15 de outubro a 31 de dezembro, anunciou a Federação Nacional de Professores (Fenprof).

 
 
 
Greve na Infraestruturas de Portugal sexta-feira afeta circulação de comboios
 
 

Atualidade

 

Os sindicatos dos trabalhadores da Infraestruturas de Portugal (IP) marcaram uma greve para sexta-feira porque exigem negociar o contrato coletivo, um protesto que deverá provocar “fortes perturbações” na circulação de comboios, advertiu esta segunda-feira a CP - Comboios de Portugal.

 
 
 
Tancos: Ex porta-voz da Polícia Judiciária Militar pede para ser novamente ouvido
 
 

Atualidade

 

O ex-porta-voz da Polícia Judiciária Militar, major Vasco Brazão, pediu para ser ouvido novamente, no âmbito do processo de recuperação das armas desaparecidas de Tancos, disse hoje à Lusa o seu advogado.

 
 
 
Legítima defesa da PSP no caso da cidadã brasileira baleada mortalmente em Lisboa
 
 

Atualidade

 

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) concluiu que os polícias da Divisão de Loures agiram em “legítima defesa” quando dispararam sobre uma viatura na qual seguia uma cidadã brasileira, baleada mortalmente, na zona da Encarnação, em Lisboa.

 
 
 
Especial José Saramago, 20 Anos do Nobel
 

Duas décadas depois do único Nobel da língua portuguesa, regressamos à obra de Saramago — com os olhos postos no presente.

 
 
 
Nobel da Economia atribuído aos norte-americanos William D. Nordhaus e Paul M. Romer
 
 

Atualidade

 

O prémio Nobel da Economia 2018 foi esta segunda-feira atribuído pelo Comité Nobel norueguês a William D. Nordhaus e Paul M. Romer. Em causa está um trabalho sobre as implicações das alterações climáticas e da inovação tecnológica nas relações económicas.

 
 
 
Governo de Hong Kong dá uma semana a jornalista do Financial Times para abandonar o território
 
 

Atualidade

 

Victor Mallet, chefe de redação do Financial Times na Ásia, é também é vice-presidente do Clube de Correspondentes Estrangeiros (FCC).

 
 
 
Bola de Ouro: Cristiano Ronaldo entre os 30 nomeados
 
 

Desporto

 

A France Football, revista francesa responsável pela atribuição da Bola de Ouro, tem revelado os 30 candidatos à distinção ao longo deste dia, 8 de outubro. Cristiano Ronaldo está entre os escolhidos e o jogador português corre pela sexta vez para vencer um dos prémios individuais mais prestigiados do universo futebolístico.

 
 
 
UFC: A Águia do Daguestão varreu o Gorila irlandês, mas a noite só terminou depois de uma batalha campal
 
 

Desporto

 

O russo Khabib "The Eagle" Nurmagomedov alcançou na madrugada deste sábado uma vitória que cimentou o seu domínio na divisão de pesos leves da Ultimate Fighter Championship (UFC), ao derrotar por submissão Conor McGregor no quarto assalto com um 'mata-leão'. No entanto, a noite ficaria marcada pelo caos que se instalou quando, no final do combate, Khabib saltou fora da jaula num aparente ajuste de contas com um elemento da equipa de McGregor.