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Newsletter diária • 18 mai 2022

 
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O que aconteceu aos professores em Portugal?

 
 
  • As últimas estimativas apontam para que, já no próximo ano, cerca de 110 mil alunos do ensino obrigatório não tenham professor a pelo menos uma disciplina. Daqui a três anos o problema atinja 250 mil alunos, ou seja, mais de metade dos alunos que hoje frequentam o ensino do 7.º ao 12. º anos.
  • O envelhecimento da classe docente, e consequente aposentação, e a pouca procura pela profissão por parte dos jovens agravou a situação, tendo levado a atual equipa do Ministério da Educação a anunciar medidas para tentar travar o problema.
  • É no 3.º ciclo e no ensino secundário que o problema mais se sente .No 3.º ciclo as disciplinas mais problemáticas são Português, Matemática, Inglês, História, Geografia, Ciências Naturais e Físico-Química, enquanto no secundário há falta de professores a Português, Filosofia, Matemática, Inglês, História, Geografia, Biologia e Geologia e Física e Química.
  • Por exemplo, a Português é preciso contratar cerca de 232 professores por ano até 2025/2026, mas a média anual de diplomados está pouco acima de 50, ou seja, só consegue responder a 22% das necessidades.
  • Segundo a Pordata, as disciplinas com diplomados muito abaixo das necessidades são Física e Química (ficam cobertas 6% das necessidades), Biologia e Geologia (14%), Matemática (17%), Filosofia (18%), Inglês (19%), Português (22%) e História e Geografia (34%).
  • E agora? A 27 de abril, o novo ministro da Educação, João Costa, reuniu-se pela primeira vez com sindicatos, tendo anunciado que autorizava as escolas das zonas com maior carência de professores a completar os horários disponíveis com, por exemplo, atividades de apoio aos alunos ou aulas de compensação.
  • Os cerca de cinco mil docentes impedidos de se candidatarem aos horários existentes puderam voltar a fazê-lo, o que permitiu reduzir em mais de seis mil o número de alunos sem professor, segundo dados avançados pelo ministro no parlamento. No próximo ano letivo, deverá haver novas condições de renovação dos contratos e de mobilidade por doença.
  • Já esta semana, o ministério apresentou propostas relativas à mobilidade por doença, no sentido de permitir aos professores com patologias graves serem colocados em escolas perto de casa. O ministério da Educação pretende também rever o modelo de recrutamento para potenciar uma vinculação mais rápida e rever os modelos de formação inicial, com o reforço dos estágios, que serão remunerados.
 
 
Manuel Cardoso
 
 

Acreditar que não há jogadores de futebol homossexuais faz tanto sentido como assumir que não há heterossexuais que gostem de musicais.  Continuar a ler

 
 
 
Plantas: O que é isso de ser planto-dependente?
 
 

Opinião

 

O hobby da jardinagem não é algo recente, mas a pandemia trouxe-o para o público geral, já não é só um nicho de pessoas a matar plantas.  Para se ser um bom “plant dad” é preciso ser-se paciente e perspicaz. No dia internacional do fascínio das plantas, um fascinado nacional por plantas escreve sobre o seu fascínio por plantas.