Se não cometeu a loucura de passar uma madrugada em branco para assistir à cerimónia dos Óscares, abriu a newsletter certa. Eu também não o fiz, o que nos deixa aqui no mesmo patamar de curiosidade. Felizmente para nós, o Abílio dos Reis ficou acordado a noite toda para nos contar o que se passou na noite mais importante da indústria de Hollywood,
"A 93.ª edição dos prémios da Academia premiou "Nomadland - Sobreviver na América", a diversidade, o amor para com o próximo e alguma sonolência. Houve lugar para discursos emotivos e momentos insólitos. Para a posterioridade ficará também uma fotografia de Anthony Hopkins e uma dança com muita anca de Glenn Close, que ficou novamente de mãos a abanar". Esta pequena introdução foi suficiente para lhe abrir o apetite? Estive entre esta e um spoil de como acabou a cerimónia - sim, que depois de ler o texto já fui espreitar - para aguçar mais a vontade de o leitor ir rever aquilo que aconteceu na noite do cinema, sobre um ano em que parece que houve muito pouco cinema. Mas a compaixão não me permite deixar assim spoils no ar.
Não é cinema, mas podia ser um daqueles thrillers impróprios para cardíacos. Estou a falar claro do final do campeonato português. Depois de uma vitória com contornos épicos (e de campeão) do Sporting CP, a jogar com apenas 10 elementos, frente ao Sporting de Braga, o FC Porto visita hoje o Moreirense à procura de recolocar-se a quatro pontos do líder e manter viva esta reta final da liga.
Depois de os Leões terem batido os minhotos, quartos classificados, por 1-0 em Braga, os Dragões ficaram obrigados a vencer para manter nos quatro pontos a diferença entre primeiro e segundo classificado.
O mesmo resultado ‘pesa’ sobre os ‘encarnados’ que recebem o Santa Clara e têm a oportunidade de aumentar para cinco os pontos de vantagem na luta pelo último lugar do pódio, além de procurarem recolocar-se a 10 pontos da liderança.
O dia de hoje da Liga NOS terá cinco jogos e arranca com um embate entre o Belenenses SAD e o Gil Vicente, pelas 17:00, com ambas as equipas empatadas nos 31 pontos, três acima dos lugares de descida, e prossegue com a receção do Nacional ao Vitória de Guimarães, na qual o lanterna-vermelha do campeonato, já a nove pontos dos lugares de manutenção, procura a primeira vitória depois de 10 derrotas seguidas.
Os vimaranenses, por seu lado, querem conquistar os três pontos para aproveitar o empate do Paços de Ferreira com o Rio Ave (1-1), de modo a aproximarem-se do quinto lugar, de que distam, para já, por sete pontos.
No outro jogo de hoje, o Famalicão, 13.º com 30 pontos, recebe o ‘tranquilo’ Tondela, nono com 34.