O que muda na conclusão do ensino secundário?
Por Inês F. Alves
Ao final do dia desta segunda-feira, 6 de fevereiro, o ministro da Educação, João Costa, ao lado da ministra da Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, deu conta das novas regras para a conclusão do ensino secundário — pondo fim à alegada discórdias entre tutelas sobre esta matéria, em particular sobre os exames nacionais.
O que muda?
Quando muda?
Só os alunos que entrarem no próximo ano letivo para o 10.º ano é que começam a ter aplicado o novo modelo na totalidade, ou seja, três exames e ainda a ponderação diferenciada das disciplinas na média final, consoante sejam lecionadas por três, dois ou um ano no ensino secundário.
Que impacto tem isto no acesso ao ensino superior?
Já temos a guerra movida pela Rússia. Desde o século passado paira como um fantasma, até aqui mantido à distância, o receio de conflito global, seja apenas comercial ou com escalada militar. Nos últimos tempos, a questão de Taiwan tem sido a maior inquietação. Agora, o balão chinês está a ser símbolo do risco de perigosa degradação no relacionamento entre as grandes potências. Continuar a ler
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