Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 09 mar 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

O que nos dizem os últimos cinco anos do Presidente que hoje toma posse?

 
 

Edição por Alexandra Antunes

Mais um mandato de Marcelo

  • Marcelo Rebelo de Sousa toma hoje posse para um segundo mandato como Presidente da República, pelas 10:30, perante o parlamento, com assistência reduzida devido à covid-19, e à tarde estará no Porto.
  • Reeleito nas eleições presidenciais de 24 de janeiro com 60,67% dos votos expressos, o professor catedrático de direito jubilado, de 72, antigo deputado constituinte, irá prestar juramento sobre o original da Constituição da República Portuguesa.
  • A cerimónia de posse e juramento na Assembleia da República terá uma assistência na Sala das Sessões reduzida a menos de cem pessoas, com 50 dos 230 deputados, seis membros do Governo e os convidados limitados às mais altas precedências do Protocolo do Estado Português.
  • Dos cinco anos que já esteve em Belém fica o registo de um mandato intenso, com várias intervenções e em que a palavra de ordem foi estabilidade — apesar dos incêndios de 2017, que mataram mais de cem pessoas, e de uma pandemia que fez mais de 16 mil mortos e cujo impacto social e económico se antevê profundo e duradouro. O que virá a seguir?

O segundo embate entre Dragões e La Vecchia Signora

  • O FC Porto vai hoje tentar alcançar os quartos de final da Liga dos Campeões de futebol, precisando para isso de afastar a Juventus, de Cristiano Ronaldo, na segunda mão dos oitavos de final da prova, depois de ter vencido por 2-1 no primeiro embate, em casa.
  • Em Turim, os ‘dragões’ podem garantir 11.ª presença nos ‘quartos’ da prova mais importante de clube europeus, depois de 1986/87, 1990/91, 1992/93, 1993/94, 1996/97, 1999/00, 2003/04, 2008/09, 2014/15 e 2018/19.
  • O embate entre Juventus e FC Porto está agendado para as 21:00 locais (20:00 em Lisboa) e terá arbitragem do holandês Björn Kuipers.

E a situação dos professores nas escolas artísticas?

  • A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) entrega uma proposta para negociar a situação dos docentes das escolas artísticas António Arroio, em Lisboa, e Soares dos Reis, no Porto, para tentar a abertura de um concurso extraordinário que permita aos docentes integrar os quadros.
  • Em causa está a situação precária de 40 docentes contratados de Técnicas Especiais do Ensino Artístico das duas escolas que, segundo a Fenprof, poderia resolver-se com um concurso extraordinário de vinculação para os docentes das áreas das Artes Visuais e dos Audiovisuais.
  • A Fenprof defende ainda que deveria ser aprovada uma norma específica que fixasse as condições necessárias para, no futuro, "os docentes contratados para Técnicas Especiais nestas áreas poderem vincular de forma dinâmica, de acordo com as necessidades permanentes do sistema e o princípio do não abuso – que não tem sido respeitado – do recurso à contratação a termo”.
 
 
Francisco Sena Santos
 
 

Toda a gente viu as imagens que documentam o repugnante assassinato, vai para 10 meses, de George Floyd por um polícia. O processo de julgamento do agora ex-agente tem hoje início, com a seleção do júri no tribunal. Qualquer que seja o veredicto vai gerar polémica e ter consequências. O crime, em maio passado, desencadeou semanas de protestos, manifestações e marchas, na América e pelo mundo. O que é que entretanto mudou? O que é que ainda poderá mudar? Continuar a ler

 
 
 
Covid-19: Hipóteses sobre origem sucedem-se, respostas é que não
 
 

Atualidade

 

Praticamente todas as perguntas estão em aberto sobre a origem do novo coronavírus e da razão pela qual provocou uma pandemia que dura há um ano, desde o animal em que começou, como passou para os humanos ou mesmo quando começou a circular.

 
 
 
Covid-19: Comunidade científica portuguesa está na corrida por medicamentos e vacinas
 
 

Atualidade

 

A pandemia da covid-19 mobilizou ao longo do último ano parte significativa da comunidade científica portuguesa na corrida a vacinas e terapias, incluindo projetos que visam novos medicamentos, vacinas mais baratas ou em novas formas.

 
 
 
Riot Grrrl: Menino não entra
 
 

Vida

 

Enquanto Seattle se transformava na Meca do rock, um outro movimento procurava reclamar o seu próprio espaço na sociedade, composto por raparigas e mulheres em luta contra o omnipresente machismo e sexismo. As Riot Grrrl foram mais que um conjunto de artistas e fãs de música punk; foram a vanguarda cultural do feminismo dos anos 90. Ao seu próprio estilo, sem esquecer influências passadas, como Yoko Ono, Joan Jett ou a portuguesa Ana da Silva, vocalista e guitarrista das Raincoats, com quem o SAPO24 esteve à conversa.

 
 
 
Bola ao Ar: O melhor do All-Star e Blake Griffin que mudou de vida
 
 

Desporto

 

A semana da NBA ficou marcada pelo jogo das estrelas, evento que marca a primeira metade da época regular, e pela chegada de Blake Griffin, outrora uma super-estrela da liga, a uns Brooklyn Nets que estão a formar a sua própria "constelação" na conferência Este.