O último líder político que proclamou a independência da Catalunha, Lluis Companys, acabou fuzilado, pelos homens de Franco, na fortaleza no parque natural de Montjuic, em Barcelona. Aconteceu em 1940. A rebeldia catalã foi punida pela ditadura da Castela franquista com total supressão de autonomia. Essa opressão durou 40 anos, até ao retorno da democracia, em 1975, e deixou cicatrizes que não só tornaram imparável a luta catalã por ampla autonomia política, cultural e linguística, como dispararam até à revolta o enfado com o centralismo madrileno. Continuar a ler
Atualidade
O Parlamento Europeu aprovou hoje, em Estrasburgo, o programa “WIFI4EU”, destinado a promover a instalação de pontos de acesso gratuito à internet sem fios em espaços públicos por toda a União Europeia, como parques, praças, bibliotecas e hospitais.
Atualidade
Um camião chocou com um pórtico no acesso ao viaduto de Alcântara, em Lisboa. O trânsito está interrompido.
Atualidade
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) reiterou hoje que é desaconselhável a realização de eventos como jogos de futebol no dia das eleições autárquicas porque podem potenciar a abstenção.
Atualidade
A Coreia do Sul e o Japão afirmaram que as novas sanções impostas a Pyongyang pela ONU representam uma advertência de que o país arrisca um isolamento total se prosseguir com os programas nuclear e de mísseis.
Atualidade
Milhões de pessoas continuam sem eletricidade no estado da Florida (sul dos Estados Unidos) devido à passagem do furacão Irma, embora os efeitos neste país tenham sido menos graves que o previsto depois da devastação provocada nas Caraíbas.
Desporto
Em dia de regresso da Liga dos Campeões, o SAPO24 relembra 12 grandes jogadores que nunca conseguiram erguer a tão desejada ‘orelhuda’.
Vida
Mirror People, o projecto de Rui Maia, está de volta com um novo EP, "Good Times". A poucos dias do concerto no Musicbox Lisboa, o músico estará esta quinta-feira, 14 de setembro, pelas 11h00, em direto no Facebook do SAPO24. Preparem as perguntas.