É sabido que, a maioria das vezes, para se analisar um evento é preciso distância e independência. Parece estar a ser o que se passa com a pandemia Covid 19. Anos passados sobre o tema começa a saber-se que algumas das coisas que se fizeram tanto em modo desespero, como em modo pensado poderão não ter tido os meios ou, em alguns casos, o fins mais corretos.
Hoje, por exemplo, a Autoridade da Concorrência (AdC) condenou uma associação empresarial e cinco grupos laboratoriais a operar em Portugal a coimas de 48.610.000 euros pelo envolvimento num cartel para análises clínicas e testes Covid-19 entre 2016 e 2022.
Em comunicado, a AdC indica que a coima foi aplicada no passado dia 17 e que o cartel em causa, estabelecido entre os laboratórios e com a participação da associação do setor, teve por objetivo a fixação dos preços e a repartição geográfica do mercado português de prestação de análises clínicas e de fornecimento de testes Covid-19.
"A concertação entre os cinco laboratórios ter-lhes-á permitido aumentar o seu poder negocial face às entidades públicas e privadas com as quais negociaram o fornecimento de análises clínicas e de testes Covid-19, levando à fixação de preços e de condições comerciais potencialmente mais favoráveis do que as que resultariam de negociações individuais no âmbito do funcionamento normal do mercado, impedindo ou adiando a revisão e a redução dos preços", refere a AdC.
Os cinco laboratórios não só fixaram os preços dos testes Covid, como repartiram o mercado das escolas entre si, acusa a AdC.
Segundo a AdC, os laboratórios mantiveram comportamentos que se traduziram na fixação de preços, no boicote à prestação de serviço e na troca de informação comercial sensível no contexto da prestação de análises clínicas e de testes COVID com o SNS, ADSE e seguradoras privadas.
Praga, capital da Chéquia, é uma cidade linda. Mas de noite há pragas que preferíamos ter evitado. O dia, apesar de tudo, foi bem aproveitado em parques, museus e igrejas.
Continuar a ler
É possível deixar de se viver só para pagar contas e pode-se, independentemente do ponto de partida, enriquecer. Num livro muito acessível, com várias estratégias práticas e abrangentes para aplicar no dia a dia, Jana Couto mostra que, com a mentalidade e as decisões certas, ter mais dinheiro pode deixar de ser apenas um desejo e passar a ser uma realidade. Aliando uma vertente aspiracional a uma abordagem muito prática, "Como Ter mais Dinheiro" mostra o que temos de mudar no nosso dia a dia para termos mais liberdade financeira, uma concretização adaptável a várias carteiras e realidades. O SAPO24 publica um excerto deste livro, já nas livrarias.