Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 16 nov 2020

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Os 177 passaram a 191 e agora há mais portugueses com restrições

 
 

Edição por António Moura dos Santos

Mais concelhos sob estado de emergência

  • As restrições decretadas pelo Governo no âmbito do estado de emergência, para tentar controlar a disseminação do novo coronavírus em Portugal continental, passam hoje a abranger 191 concelhos e cerca de 8,4 milhões de residentes.
  • Com a junção de 77 concelhos aos 114 que já integravam a lista de municípios com elevado risco de contágio, 86,3% da população está desde as 00:00 de hoje sujeita a um período de recolher obrigatório entre as 23:00 e as 05:00 do dia seguinte durante a semana e entre as 13:00 e as 05:00 aos fins de semana.
  • Estas medidas decorrem do estado de emergência que vigora desde 9 de novembro e se estende até dia 23 e que pode ser prorrogado por períodos de duas semanas.

Açores tomam posse

  • Os 57 deputados eleitos nas eleições legislativas regionais dos Açores, em 25 de outubro, tomam posse dos cargos na Assembleia Legislativa Regional, que tem sede na cidade da Horta, na ilha do Faial.
  • O líder do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, foi indigitado presidente do Governo Regional pelo representante da República para os Açores, Pedro Catarino. PSD, CDS-PP e PPM, que juntos representavam 26 deputados, anunciaram um acordo de governação, tendo alcançado acordos de incidência parlamentar com o Chega e o Iniciativa Liberal (IL), o que lhes permite somar 29 deputados na Assembleia Legislativa dos Açores e atingir a maioria absoluta.

Cadeias "no fio da navalha"

  • Os chefes da Guarda Prisional iniciam hoje uma greve ao trabalho suplementar por tempo indeterminado, situação que vai deixar o funcionamento das cadeias "no fio da navalha", segundo o presidente da associação sindical que convocou a paralisação.
  • Hermínio Barradas disse à agência Lusa que esta "é a primeira vez que existe uma greve promovida por chefes da guarda prisional", observando que perto de 300 profissionais, quer sejam associados ou não do sindicato, estão prontos para aderir ao protesto.
  • Durante o período de greve - que decorrerá entre as 16:00 e as 08:00 de amanhã, abrangendo quatro turnos - os estabelecimentos prisionais vão ficar só com um chefe, ou, no limite, com um guarda principal, à frente da cadeia.

Cinema português escolhe concorrente aos Óscares

  • A Academia Portuguesa de Cinema anuncia que filme vai apresentar como candidato à nomeação para os Óscares, de entre uma lista de possibilidades composta por “Listen”, de Ana Rocha de Sousa, “Mosquito”, de João Nuno Pinto, “Patrick”, de Gonçalo Waddington, e “Vitalina Varela”, de Pedro Costa.
 
 

Revista de Imprensa: Os cuidados intensivos no norte do país e os testes rápidos nas escolas

 
 

Correio da Manhã:

- Escolas às cegas com testes rápidos: Governo encomendou 400 mil unidades, mas os diretores não sabem como fazer o rastreio. Pais aplaudem a medida”

- “Benfica alarmado com reforços: Maldição dos 20 milhões na Luz”

- “Ministério de Pedro Nuno Santos não encontra lista das reuniões das PPP”

- “Crise: Portugal dá menos apoios aos media que o Kosovo”

- “Restauração: Chefs prometem continuar os protestos”

Público:

- "Pandemia reforça poder das Finanças no controlo dos gastos do Estado"

- "Viver com RSI nos Açores: 'Se não fosse o rendimento, eu ia pedir esmola para a cidade', Crisálida Vieira, de 21 anos, de Rabo de Peixe: mudar regras do RSI obriga a acordo nacional"

- "Antigo ministro de Passos Coelho pede congresso extraordinário após aliança do PSD com o Chega"

- "Covid-19: Jovens médicos preocupados com impacto na formação"

Jornal de Notícias:

- "Carta de condução vai poder ser usada apenas no telemóvel"

- "Covid-19: Cuidados intensivos do Norte a cinco dias de esgotar"

- "Hospitais: Doentes de Penafiel, Matosinhos e Bragança transferidos para Lisboa"

- "Lares: Brigadas rápidas ativadas quase uma centena de vezes"

Jornal i:

- "O perigo das martas"

- "Covid-19. Em 15 dias, novembro já ultrapassou as mortes de abril"

- "Desafio do Homem Pateta. 'Pagam-me mil euros por uma morte"

- "Montepio. Eugénio Rosa lamenta extinção do conselho geral"

Negócios:

- "Salvador de Mello presidente do Health Cluster Portugal: 'A saúde também tem de ser tutelada pelo Ministério da Economia'"

- "Ganho inédito do BCP em bolsa dá esperança na recuperação do setor"

A Bola:

- “Na galeria dos imortais: Lewis Hamilton conquista na Turquia o 7.º título na Fórmula 1”

Record:

- “Benfica: Helton ameaça Odysseas: Guarda-redes brasileiro vai ser titular na Taça e pode ficar com o lugar”

- “FC Porto: Renovação de Marega parada: Maliano aguarda proposta”

- “Seleção: Ali Daei torce por Ronaldo: Iraniano espera ver recorde batido pelo português”

O Jogo:

- “’Jogar a cada três dias não é para todos’, Pepe admite que o calendário pesa, mas lembra que é sinal de que o FC Porto conquistou títulos”

- “Portugal-Chipre (2-1): Sub-21 prontos para conquistar a Europa”

- “Covid-19: Vírus atrasa formação”

- “Sporting: ‘Amorim dá-me muita força’, Porro diz-se no ‘melhor momento da carreira’”