Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 01 ago 2017

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 
Francisco Sena Santos
 
 

Há o desporto e há o futebol. São duas realidades distintas. O futebol nasceu como desporto - ainda há quem o jogue com esse espírito -, mas tornou-se sobretudo uma indústria globalizada, organizada num sistema que tem no topo uma meia dúzia de equipas que passaram a ser gigantes no entretenimento. Continuar a ler

 
 
 

Fazem pensar:

 
 

A vida por entre os mortos: Rashad nasceu, vai para 39 anos, num cemitério no centro de Gaza. Ele, a família e outras famílias, ao todo umas 150 pessoas, continuam a viver por entre as lápides na miséria desta faixa da Palestina.

Jeanne Moreau e Sam Shepard. Moreau, mulher audaciosa, livre, insubmissa, intensa, sedutora,  com espantosa voz nasalada, fica para sempre como a noiva da Nouvelle Vague, está nos mitos do cinema. Shepard, criado na contracultura americana dos anos 60, o cow-boy intelectual, escritor emprestado ao cinema, inspirou Wenders para o Paris Texas. Moreau e Shepard devem ter-se cruzado alguma vez. Partiram no mesmo dia 31 de julho deste ano que está a levar tanta gente grande mas que fica para sempre.

O chefe de comunicação, Scaramucci, dispunha-se a varrer a atribulada Casa Branca de Trump, afinal, ao décimo dia, é ele o varrido. Em seis meses, já são 12 os colaboradores de topo afastados do círculo em volta do presidente. Quem se dispõe a entrar para aquele caos? Agora, há um marine, o musculado general Kelly, que parece capaz de pôr alguma ordem naquela que parece uma nave de loucos.

demonstração de força político-militar feita pela China será também um alerta para Trump?

pessimismo de Ai Weiwei.

Três primeiras páginas de hoje, cheias com o rosto de beleza sensual da mesma anti-estrela: estaesta e esta.

 
 
Os dez dias do Mooch ou uma Casa Branca como nunca se viu
 
 

Opinião

 

Nunca se viu. Um alto funcionário durar apenas dez dias no cargo. Um protagonista político usar linguagem de baixo calão. Nem numa novela ou numa série de política das mais convulsas se conseguiria reproduzir o que acontece na Casa Branca.

 
 
 
K-Pop: A euforia que se sente aqui “não há num espetáculo da Adele ou da Beyoncé”
 
 

Vida

 

Nasceu na Coreia do Sul e espalhou-se pelo mundo. Tem cada vez mais fãs em Portugal. A internet e uma comunidade unida e devota são os seus maiores impulsionadores. Falamos do K-Pop ou Korean Pop (Pop Coreana, lê-se “Kei Pop”). Dizem ser um estilo musical excêntrico, é sobretudo visual. Uns cantam mais, outros dançam mais. Estivemos na eliminatória portuguesa K-Pop World Festival, que decorreu este sábado no Museu do Oriente, para uma tarde cheia de música, dança, animação, mas sobretudo de cultura coreana.

 
 
 
Venezuela: Leopoldo López e Antonio Ledezma, dois dos maiores opositores de Maduro, foram detidos
 
 

Atualidade

 

Os opositores Leopoldo López e Antonio Ladezma, que se encontravam em regime de prisão domiciliária, foram levados para parte incerta pelos serviços de informações do regime, disseram hoje fontes próximas dos dois detidos.

 
 
 
Palácio dos Correios entre três alternativas do Porto para alojar a Agência do Medicamento
 
 

Atualidade

 

O Palácio dos Correios, nos Aliados, o Palácio Atlântico, na Praça D. João I, ou instalações novas na Avenida Camilo Castelo Branco são as três localizações propostas para a Agência Europeia de Medicamentos no Porto, caso vença esta candidatura.

 
 
 
Moscovo: Tiroteio em tribunal faz pelo menos três mortos e vários feridos
 
 

Atualidade

 

Três membros de um grupo de assaltantes de automobilistas considerado perigoso foram hoje mortos e dois outros feridos durante uma tentativa de evasão de um tribunal perto de Moscovo, onde estavam a ser julgados, anunciou a polícia russa.

 
 
 
FC Barcelona congela 26 milhões de euros de prémio de renovação a Neymar
 
 

Desporto

 

O FC Barcelona congelou a verba de 26 milhões de euros referente ao prémio de renovação de contrato com Neymar, para demover o futebolista brasileiro a rumar ao Paris Saint-Germain.

 
 
 
Incêndios: Só em 2017 já arderam 118 mil hectares
 
 

Atualidade

 

O comandante operacional nacional da Proteção Civil, Rui Esteves, revelou hoje que desde o início do ano arderam 118 mil hectares, foram registadas 8.551 ocorrências de fogo florestal e detidas 71 pessoas.