Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 05 ago 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Ouro português

 
 

Edição por Pedro Soares Botelho

  • Pedro Pichardo, cidadão português, atleta do SL Benfica, clube de Lisboa, campeão olímpico. Bateu o recorde nacional no triplo salto, pôs o hino de Portugal a tocar em Tóquio e cobriu-se com a enorme (literalmente enorme) bandeira portuguesa.
  • O luso recebeu depois a medalha, que exibiu perante um estádio quase vazio, apenas com jornalistas e oficiais acreditados, antes de cantar o hino enquanto a bandeira de Portugal era erguida no Estádio Nacional de Tóquio.
  • Pichardo tornou-se o quinto campeão olímpico português, sucedendo a Carlos Lopes (maratona de Los Angeles1984), Rosa Mota (maratona de Seul1988), Fernanda Ribeiro (10.000 metros de Atlanta1996) e Nélson Évora (triplo salto de Pequim2008).
  • O atleta venceu o concurso com um salto de 17,98 metros, conquistando a primeira medalha de ouro para Portugal em Tóquio2020, depois da prata de Patrícia Mamona, na prova feminina do triplo salto, e do bronze do judoca Jorge Fonseca (-100 kg) e do canoísta Fernando Pimenta (K1 1.000).
  • Portugal superou assim os resultados alcançados em Los Angeles1984 e Atenas2004, edições em que subiu três vezes ao pódio, passando a totalizar 28 medalhas em Jogos Olímpicos (cinco de ouro, nove de prata e 14 de bronze), 12 das quais no atletismo, modalidade que proporcionou também os cinco títulos olímpicos.
  • O atleta de 28 anos efetuou o seu melhor salto, de 17,98 metros, à terceira tentativa, e bateu o seu recorde nacional por três centímetros, impondo-se ao chinês Yaming Zhu, com 17,57, e ao burquinense Fabrice Zango, com 17,47, que conquistaram as medalhas de prata e de bronze, respetivamente.
  • Os restantes dois saltos válidos de Pichardo na final, ambos de 17,61 metros, também teriam valido o título.
 
 
O cubano que escolheu Portugal para voar para o ouro
 
 

Desporto

 

Nasceu em Cuba, mas em Portugal encontrou a liberdade para voar mais longe. Pedro Pablo Pichardo salta mais alto ao lado do pai e em Tóquio aterrou no ouro. Vai cantar o hino nacional pela segunda vez, num pódio onde este já não se ouvia há 13 anos.

 
 
 
"A única maneira que tenho de agradecer a Portugal é com medalhas e resultados"
 
 

Desporto

 

Sem ter falado com o pai, o seu treinador, o novo campeão olímpico reagiu ao feito. Feliz e orgulhoso por representar as cores nacionais, Pedro Pichardo queria mais. Queria voar mais longe.

 
 
 
Canoísta Teresa Portela consegue o seu melhor resultado olímpico. Termina final de K1 500 m em sétimo lugar
 
 

Desporto

 

A canoísta Teresa Portela classificou-se hoje em sétimo lugar na final da prova de K1 500 metros dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, depois de ter sido 10.ª em K1 200, para os quais se preparou especificamente.

 
 
 
Enquanto Ana Marcela Cunha nadava, um peixe saltava ao seu lado. Será esta a melhor fotografia dos Jogos Olímpicos?
 
 

Desporto

 

A par com a medalha de ouro, a nadadora brasileira Ana Marcela Cunha leva outro registo destes Jogos Olímpicos: uma fotografia onde divide o protagonismo com um peixe.

 
 
 
CRISPR: Da terapia ao melhoramento, onde está a fronteira quando aprendemos a reescrever o mapa da vida?
 
 

Tecnologia

 

Ao entrarmos no campo da genética são vários os filmes de ficção científica que alimentam o nosso imaginário, por vezes com a promessa de um futuro fantástico, outras vezes com a previsão de um final drástico para a Humanidade. Uma das novidades genéticas da segunda década do século XXI é o CRISPR/Cas9, uma técnica revolucionária de edição que promete, no mínimo, revolucionar a medicina.

 
 
 
Autoagendamento para pessoas com 18 anos ou mais regressa a 7 de agosto
 
 

Atualidade

 

Por força do autoagendamento exclusivo para os utentes dos 16 aos 17 anos de idade, deixou de ser possível pessoas com mais de 18 anos marcarem a sua vacina na plataforma. No entanto, a task-force da vacinação informa que a situação é temporária e a partir de 7 de agosto todos os maiores de idade voltam a poder agendar.

 
 
 
Presidente francês confirma uma terceira dose para os "mais frágeis e mais velhos"
 
 

Atualidade

 

A França tenciona reforçar a vacinação anticovid-19 com uma terceira dose para os "mais frágeis e os mais velhos", confirmou hoje o Presidente francês, Emmanuel Macron.

 
 
 
Volta a Portugal: “Pode ser que para o ano consiga ver a Volta mais de perto”. Este ano, foi presente de aniversário
 
 

Desporto

 

Ricardo e Miguel Silva Cardoso, pai e filho, vieram a Belém ver o arranque da Volta a Portugal. Viram o presidente, o Pinto da Costa e não o Marcelo. Acompanham o pelotão e a equipa do coração, W52-Porto, por Lisboa sempre que podem. Desta vez, a visita foi o presente do 11º aniversário do rapaz que sabe tudo de ciclismo. Uma prova que gostava de ver sem ser à distância e que o pai o tranquiliza com um “já ver e haver...é bom”.

 
 
 
Equipa com astrónomos portugueses descobre planetas que podem ter água
 
 

Atualidade

 

Uma equipa internacional de astrónomos, incluindo portugueses, descobriu um sistema de planetas fora do Sistema Solar que podem ter água à superfície, no interior ou na atmosfera, divulgou hoje o Observatório Europeu do Sul (OES).

 
 
 
Câmara de Lisboa acusada de barbaridade por apanhar pombos com rede
 
 

Atualidade

 

Um vídeo que, alegadamente, mostra os serviços de higiene pública da câmara municipal de Lisboa a apanhar pombos com recurso a uma rede está a gerar críticas. Este ano, o PAN da capital tinha já denunciado que a autarquia “capturou 7.420 pombos para avaliação do estado sanitário, sem prestar quaisquer esclarecimentos quanto ao seu paradeiro.”