Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 06 jul 2022

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Preparados para o pior

 
 

Por Inês F. Alves

  • “Como sempre, esperamos o melhor, mas preparamo-nos para o pior". As palavras são de Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.
  • Em causa está a o receio de um corte total do fornecimento de gás da Rússia, sendo que a Europa já está assistir a várias perturbações e prepara-se para mais.
  • O que está a Europa a fazer perante isto? Bruxelas vai apresentar este mês um plano de emergência europeu.
  • Atualmente, 12 Estados-membros são diretamente afetados por reduções parciais ou totais do fornecimento de gás. E, como tal,  "é óbvio: Putin continua a utilizar a energia como uma arma”, explica Von der Leyen.
  • Apesar de Estados-membros terem os seus planos nacionais de emergência em vigor, é necessário uma "coordenação europeia e de ação comum. Precisamos de assegurar que, em caso de rutura total, o gás flui para onde é mais necessário. Temos de assegurar a solidariedade europeia. E precisamos de proteger o mercado único, bem como as cadeias de abastecimento da indústria”, acrescentou.
  • Algum contexto: As tensões geopolíticas devido à guerra da Ucrânia têm afetado o mercado energético europeu, já que a UE importa 90% do gás que consome, sendo a Rússia responsável por cerca de 45% dessas importações, em níveis variáveis entre os Estados-membros.
  • Entretanto, também nesta frente, a incerteza cria receios e há países a abrandar a transição verde, mas a presidente da Comissão Europeia avisa que não é tempo de recuos: “Se todos nós não fizermos mais do que competir com combustíveis fósseis limitados, os preços vão explodir ainda mais e encher o cofre de guerra de Putin. A melhor, mais limpa e mais segura maneira de sair da nossa dependência são as energias renováveis".

Saiba mais aqui.

 
 
 
 
 

 
 

A NBA está sem jogos mas nem por isso está "parada". A free agency está ao rubro, o pedido de Kevin Durant para ser trocado caiu que nem uma bomba e Neemias Queta voltou à competição. Tudo isto está em destaque em mais um episódio do Bola ao Ar, podcast sobre NBA da MadreMedia.