Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 01 abr 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Quais os próximos passos no desconfinamento?

 
 

Edição por Alexandra Antunes

Um novo estado de emergência e a próxima etapa do desconfinamento

  • "Se tudo correr bem, esta quinta-feira o Conselho de Ministros poderá confirmar que na próxima segunda-feira o país dará novos passos no desconfinamento", afirmou o primeiro-ministro, António Costa, na quarta-feira, especificando que deverá ser aprovado o alívio de medidas previsto para 5 de abril.
  • O plano apresentado em 11 de março prevê a partir de segunda-feira a reaberturas das escolas do 2.º e 3.º ciclos, de equipamentos sociais na área da deficiência; de museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares; de lojas até 200 m2 com porta para a rua; de feiras e mercados não alimentares, dependendo de decisão municipal; de esplanadas; de ginásios sem aulas de grupo; prática de modalidades desportivas de baixo risco e atividade física ao ar livre até quatro pessoas.
  • "Estamos num bom momento de controlo da pandemia. O número de casos tem vindo a reduzir, o número de internados em cuidados intensivos tem vindo a diminuir, o número de óbitos tem vindo a diminuir e estamos já a executar o nosso programa de desconfinamento a conta-gotas", declarou o primeiro-ministro.
  • O plano de desconfinamento do Governo prevê novas fases de reabertura em 5, 19 de abril e 3 de maio, mas as medidas podem ser revistas se Portugal ultrapassar os 120 novos casos de infeção com o novo coronavírus por 100 mil habitantes em 14 dias ou, ainda, se o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 ultrapassar 1.

Moratórias privadas: o pagamento dos empréstimos recomeça

  • Os particulares que aderiram às moratórias privadas para o crédito à habitação retomam a partir de hoje o pagamento do empréstimo sendo que, segundo os dados do Banco de Portugal (BdP), estão nesta situação cerca de 86 mil famílias.
  • Lançada em março de 2020, no âmbito da Associação Portuguesa de Banco (APB), a moratória privada dirigiu-se a particulares abrangendo créditos à habitação, bem como créditos hipotecários e pessoais não abrangidos pelas moratórias públicas.
  • No caso do crédito à habitação, as moratórias privadas foram definidas para vigorar até 31 de março de 2021, retomando-se o pagamento destes empréstimos a partir de abril.
 
 
Entrega da declaração anual do IRS arranca hoje
 
 

Economia

 

A entrega da declaração anual do IRS relativa aos rendimentos auferidos em 2020 arranca hoje, prolongando-se até 30 de junho, com quase de dois terços dos contribuintes a poderem, se assim o quiserem, beneficiar do IRS automático.

 
 
 
Guilherme Duarte
 
 

Hoje é dia das mentiras. Imaginem alguém acordar hoje, depois de mais de dois anos de coma, e termos de lhe explicar tudo o que mudou. Ia parecer mentira. Continuar a ler

 
 
 
Revista de imprensa: O aviso de Marcelo e os grupinhos da vacinação
 
 

Atualidade

 

Os principais destaques nos jornais e revistas desta quinta-feira, dia 1 de abril.