Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 03 mai 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Quantos somos? Tem até hoje para contar

 
 

Edição por Pedro Soares Botelho

  • O prazo preferencial para responder aos Censos 2021 pela Internet termina hoje, marcando o fim da primeira fase de resposta aos inquéritos do Instituto Nacional de Estatística que abrangem mais de seis milhões de alojamentos.
  • Os inquéritos podem ser respondidos em https://censos2021.ine.pt com os códigos das cartas que foram entregues nas caixas de correios pelos cerca de 11.000 recenseadores e todas as respostas devem referir-se à situação do alojamento no dia 19 de abril, o dia censitário.
  • Além da Internet, os cidadãos podem usar o número de apoio 210 542 021 para responder, podem usar o e-balcão na sua junta de freguesia ou, em último caso, preencher os clássicos questionários em papel entregues pelos recenseadores, que vão seguir um “rigoroso protocolo de Saúde Pública” por causa da pandemia de covid-19.
  • A partir de 31 de maio, os recenseadores irão fazer uma segunda ronda pelos alojamentos que ainda não tenham respondido para tentar recolher respostas por outro meio além da Internet.
  • No dia 27 de abril, o INE já tinha recebido mais de 2,4 milhões de respostas, 92% das quais através da Internet, e representando informação estatística sobre mais de cinco milhões de pessoas.
  • Ao todo, estão envolvidas na realização e tratamento dos dados do Censos 2021 cerca de 15.000 pessoas.
  • Hoje também é retomado o dia da Defesa Nacional, depois de ter sido interrompido por duas vezes desde o ano passado devido à pandemia de covid-19.
  • A 17.ª edição do dia da Defesa Nacional vai levar 90.068 jovens com mais de 18 anos, entre hoje e 17 de dezembro de 2021, a cinco unidades militares do país para os sensibilizar sobre a função das Forças Armadas, segundo um comunicado do Ministério da Defesa.
  • A iniciativa vai decorrer na Escola de Fuzileiros (Barreiro), na Base Aérea Nº. 5 (Monte Real), na Unidade de Apoio do Comando de Pessoal (Vila Nova de Gaia), no Regimento de Infantaria N.º 19 (Chaves) e no Regimento de Guarnição N.º 3 (Funchal). Segundo o Ministério da Defesa Nacional, serão respeitadas "todas as medidas gerais de proteção da saúde pública".
 
 
Prazo preferencial para responder aos Censos 2021 pela Internet termina hoje
 
 

Atualidade

 

O prazo preferencial para responder aos Censos 2021 pela Internet termina hoje, marcando o fim da primeira fase de resposta aos inquéritos do Instituto Nacional de Estatística que abrangem mais de seis milhões de alojamentos.

 
 
 
Polícia Judiciária está a investigar mais possíveis casos de tráfico humano e escravatura em Odemira
 
 

Atualidade

 

A Polícia Judiciária está investigar várias queixas feitas quanto a possíveis casos de tráfico humano e escravatura relacionados com a chegada de trabalhadores imigrantes às plantações em Odemira. Estas investigações vão além do que já foi denunciado pelo autarca local.

 
 
 
Covid-19: Utentes com historial de alergias só são vacinados após consulta hospitalar
 
 

Atualidade

 

A vacinação de utentes com alergias obriga a um rigoroso escrutínio clínico e as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) foram atualizadas em março, definindo a referenciação destes utentes para consulta de imunoalergologia.

 
 
 
Cimeira Social: Juncker refere que se Costa não for bem-sucedido, “ninguém será, porque ele é um dos melhores”
 
 

Atualidade

 

O ex-presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker acredita que Portugal conseguirá alcançar resultados concretos na Cimeira Social do Porto, comentando que se o primeiro-ministro António Costa não for bem-sucedido, “ninguém será, porque ele é um dos melhores”.

 
 
 
Projeto piloto da Maia coloca famílias a pagar menos resíduos se reciclarem mais
 
 

Atualidade

 

As famílias da Maia, no distrito do Porto, vão deixar de pagar os resíduos que reciclam, num processo que tem início hoje a título experimental com 10.000 pessoas e se estenderá a todo o concelho até 2023.

 
 
 
Vai andar de comboio? Trabalhadores do setor ferroviário estão em greve e CP admite “atrasos e supressões”
 
 

Atualidade

 

Os trabalhadores do setor ferroviário vão estar em greve às horas extra a partir hoje e até 17 de maio, reivindicando a valorização dos salários, numa ação que a CP admite que possa causar “atrasos e supressões”.

 
 
 
Sondagem: PSD sobe nas intenções de voto e direita volta a ter maior percentagem que o PS
 
 

Atualidade

 

Sondagem da Aximage revela também um reforço do Bloco de Esquerda no terceiro lugar, ao passo que Chega, PAN e CDS-PP caiem.