São assim as escolas e as notas neste país
Edição por Alexandra Antunes
Não é novidade: todos os anos são conhecidos os resultados das escolas nacionais, com base nas notas dos exames, seguindo dados disponibilizados pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI).
Este ano, numa lista que ordena os 500 estabelecimentos de ensino público e privado com mais de 100 provas realizadas no ano passado, os colégios voltam a ocupar os primeiros lugares tendo em conta a média obtida nos exames nacionais do secundário.
Estes são algumas das conclusões apresentadas:
Com estes resultados, o que dizem os pais? A Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) entende que as escolas são “muito mais” do que o resultado dos exames nacionais e defende que os ‘rankings’ divulgados hoje devem ser lidos de forma relativa.
"Os exames condicionam o acesso ao ensino superior e, por isso, também condicionam o ensino secundário, mas não são tão importantes no desempenho global do aluno e da pessoa que estamos a formar”, disse a presidente da Confap.
Para Mariana Carvalho, aquele é apenas um momento de avaliação, influenciado por vários fatores.
“Significa que naquelas escolas houve uma melhor classificação e uma melhor resposta aos exames. Não significa melhores escolas, nem que esteja a formar melhores pessoas”, sublinhou.
*Com Lusa
Enquanto os países “avançados” tentam depender menos dos combustíveis fósseis, os “emergentes” querem produzir mais. Uma contradição de objetivos que torna a degradação climática inevitável. Continuar a ler