Viria mesmo a calhar podermos ver ou rever por estes dias Dr. Stangelove. O filme do genial de Stanley Kubrick é uma sátira brilhante, realizada há 53 anos, então num tempo crítico da Guerra Fria, logo a seguir à altíssima tensão entre EUA e URSS por causa dos mísseis em Cuba. O enredo do filme, que tem um prodigioso Peter Sellers a interpretar três personagens (o capitão Mandrake, o presidente dos EUA e o Dr. Strangelove), coloca-nos perante uma comédia de pesadelo: um general americano, com a cabeça paranoica, carrega deliberadamente no botão nuclear para um ataque americano sobre a União Soviética, com base numa extravagante teoria: os russos contaminaram a água dos americanos, de modo que provocaria a diminuição da sua potência sexual. Continuar a ler
Também a ter em conta
Que lástima que o ódio racista, com cabecilhas neonazis e provocadores da Ku Klux Klan, volte a sentir-se confiante para desfilar em ruas dos EUA, como em Charlottesville. Ameaçam continuar. Saíram do limbo, aproveitando uma casa presidencial demasiado branca e indulgente. Charlottesville pode ser um ponto de viragem? Stephen Colbert é um comediante sempre acutilante. Embora ao retardador, Trump já se viu na necessidade de corrigir o discurso.
Bonnie and Clyde, 50 anos depois. Um filme que mudou o cinema dos estúdios de Hollywood.
O lince ibérico resiste: em Espanha e em Portugal.
O cartoon escolhido hoje é este.
Atualidade
Nove das 16 pessoas internadas no hospital do Funchal na sequência da queda de uma árvore tiveram alta e sete permanecem internadas, uma das quais nos cuidados intensivos, disse hoje fonte hospitalar.
Vida
A herdeira de um dos mais importantes impérios hoteleiros norte-americanos lança nova polémica depois de sair em defesa de Donald Trump. As alegadas agressões sexuais do presidente norte-americano voltam a ser discutidas, com Paris Hilton a defendê-lo e elogiá-lo: "foi sempre muito respeitador".
Vida
Vinte e cinco anos depois da primeira vez, "Mutantes S.21" volta a levar-nos em viagem. Desta vez, com paragem obrigatória na vila minhota de Paredes de Coura. Editado no final de 1992, é ainda hoje uma das obras maiores do rock cantado em português, e o magnum opus dos Mão Morta. O SAPO24 falou com o seu vocalista de sempre, Adolfo Luxúria Canibal.
Atualidade
O Reino Unido propõe uma “solução sem precedente” para a fronteira entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda, sem postos de controlo nem câmaras de vigilância, após a saída do país da União Europeia (UE).
Vida
As Festas do Mar regressam à Baía de Cascais a partir de sexta-feira com uma programação de dez dias que inclui atuações dos D.A.M.A, Miguel Araújo & António Zambujo, HMB, Kátia Guerreiro e Rui Veloso.
Atualidade
A Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP) alertou hoje para os “graves impactos” dos incêndios na “saúde respiratória” das populações e divulgou várias medidas preventivas, como usar máscara, não fumar, nem manipular produtos tóxicos, como vernizes, detergentes ou desinfetantes.
Atualidade
O Presidente dos Estados Unidos saudou a decisão “sábia e sensata” do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, de adiar um plano de lançamento de mísseis balísticos perto do território americano da ilha de Guam, no Pacífico.
Desporto
A última das grandes voltas do ano, no adeus de Alberto Contador, e com uma lista de nomes recheada, todos eles prontos para dar tudo pela camisola vermelha de líder. A Vuelta (19/08 a 10/09) está ao virar da esquina, cheia de montanha... e de emoção.
Desporto
A Federação Espanhola de Futebol (RFEF) manteve hoje a suspensão de cinco encontros a Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, pela expulsão frente ao FC Barcelona e por ter empurrado o árbitro da partida da Supertaça.