Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 20 mar 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Testes rápidos para "leigos". Saiba onde comprar e o que fazer consoante o resultado

 
 

Edição por António Moura dos Santos

Autoridades de saúde publicaram ontem à noite orientações sobre os "autotestes":

  • Circular conjunta do Infarmed, da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) esclarece que os autotestes (ou testes rápidos) “não substituem, mas complementam” os testes profissionais;
  • Documento especifica que estes testes "apenas podem ser disponibilizados a leigos nas unidades do sistema de saúde, em farmácias e em locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica autorizados”;
  • A circular foi publicada uma semana depois do Ministério da Saúde ter dado luz verde à venda dos testes, através de “um regime excecional e temporário", que terá a duração de seis meses;
  • Estes tratam-se de testes rápidos de antigénio (TRAg) — que detetam proteínas do vírus —, apenas podem ser dispensados a maiores de 18 anos e não será permitido usá-los no próprio local de compra;
  • A nota indica também o que fazer consoante o resultado do teste. Se, por exemplo, não apresenta sintomas ou não teve em contacto com um caso confirmado, mas ainda assim fez o teste e deu positivo ou inconclusivo, deve contactar de imediato a linha SNS24 (808 24 24 24). Já se não teve contacto de risco conhecido e não tem sintomas, e teve um teste positivo ou inconclusivo num contexto específico, pode, em alternativa, contactar o médico assistente, a saúde ocupacional ou a medicina no trabalho.
  • Em todos os casos anteriores, a pessoa receberá uma prescrição para fazer um teste PCR para confirmar o resultado obtido, cujo resultado será depois registado na plataforma SINAVELab.

A luta pelo campeonato continua com o leão a querer manter distância:

  • O líder Sporting procura manter o trilho invencível na I Liga de futebol, na receção ao Vitória de Guimarães, para a 24.ª jornada, depois de o campeão FC Porto visitar o Portimonense.
  • Os “leões” chegam ao jogo a este com uma “almofada” de 10 pontos para o segundo classificado, o FC Porto, e numa época em que não sabem o que é perder no campeonato (19 vitórias e quatro empates).
  • Diante dos vimaranenses, Ruben Amorim pode voltar a contar com o avançado Paulinho, recuperado de lesão, mas não deverá ter Nuno Santos, lesionado, e não terá Coates e João Pereira, suspensos, nem Antunes e Matheus Nunes, infetados pelo novo coronavírus. Já o Vitória de Guimarães, sexto classificado, estará em Lisboa, num jogo com início às 20:30, sem os também castigados Abdul Mumin e Suliman, obrigando João Henriques a mudanças no setor defensivo.
  • Um pouco antes, às 18:00, o FC Porto é favorito na visita o Portimonense, 13.º classificado, num jogo em que os “dragões” continuam proibidos de perder pontos na corrida ao título, face à clivagem que existe para o líder do campeonato.
  • Também hoje, o “europeu” Paços de Ferreira, quinto classificado, recebe o Moreirense, oitavo, a partir das 15:30, à mesma hora, menos uma nos Açores, que o Santa Clara, sétimo, recebe o Tondela, 12.º.