Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 25 dez 2020

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

"The deal is done". Um divórcio amigável em noite de consoada

 
 

Edição por Inês F. Alves

  • Dificilmente um divórcio [amigável, sabemos agora] será tão celebrado — sobretudo quando a "família" se prepara para se sentar à mesa em noite de consoada. Mas foi mesmo isso que acabou por acontecer nesta véspera de Natal: "The deal is done" [o acordo está feito].
  • Referimo-nos à conclusão do acordo comercial pós-'Brexit' entre a União Europeia (UE) e o Reino Unido, ontem alcançado. Assim, a uma semana do final do "período de transição", evitou-se um 'divórcio' desordenado.
  • "Foi um longo caminho, mas temos um bom acordo, que é justo e equilibrado", disse Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia."A todos os europeus, digo: é tempo de deixar o 'Brexit' para trás. O nosso futuro é feito na Europa", acrescentou.
  • "Recuperámos o controlo sobre o nosso destino", celebrou o primeiro-ministro britânico, garantindo porém aos europeus que "seremos amigos, aliados, apoiantes e, na verdade, não vamos esquecer, o vosso principal mercado”.
  • Através do Twitter, António Costa saudou o acordo e lembrou que, apesar do divórcio, continuamos a ser "família", em sentido figurado, claro: "O [Reino Unido] permanecerá, além de nosso vizinho e aliado, um importante parceiro”. Afinal, esta "é também uma boa notícia para os portugueses residentes no Reino Unido e para os britânicos residentes em Portugal. Eles sabem que vivem e trabalham em países amigos”, salientou o ministro dos Negócios Estrangeiros.
  •  Mas não há como agradar a todos nestas coisas, ou não estivéssemos a falar de uma separação que se arrasta há anos [o referendo sobre a permanência do Reino Unido na UE foi em 2016]. A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, considerou ser tempo de a província britânica se tornar uma “nação europeia independente”. “O Brexit chega contra a vontade do povo da Escócia. Nenhum acordo poderá compensar o que o ‘Brexit’ nos tira”.

“Tudo o que pudermos fazer para acautelar as semanas e os meses mais próximos, deve ser feito”

"Somos a primeira linha"

  • “O SNS24 começou em 1998 com uma linha chamada ‘Dói Dói Trim Trim’, evoluiu para Saúde 24 e tem toda uma tradição de triagem telefónica nas mais diversas áreas. Não surgiu agora para a covid”
  • Não correr para as urgências, ligar para a linha SNS24. Este foi talvez um dos conselhos mais repetidos neste ano de pandemia. À distância de um telefonema está "a primeira linha" de combate ao vírus. Uma reportagem para ler aqui.
 
 

Revista de imprensa: O acordo alcançado 25.ª hora e a "receita" de Uribe para vencer o Benfica

 
 

Jornal de Notícias:

- “O Natal dos leitores”

- “Marcelo quer consenso alargado e referenciais de confiança”

 - “Colete pago do próprio bolso salvou vida a militar da GNR atingido a tiro”

- “Pobreza: Pedidos de ajuda para os filhos estão a aumentar”

- “Reino Unido: Emigrantes e camionistas bloqueados com consoada estragada”

- “Brexit: Acordo entre Bruxelas e Londres à 25.ª hora”

- “Entrevista André Silva: ‘Sair faz-nos crescer, mas o Porto é o Porto”

- “Cultura: As escolhas dos artistas num ano em que ninguém quer lembrar”

O Jogo:

- "'Sabemos o que é estar no FC Porto' [Uribe explica as quatro vitórias seguidas sobre o Benfica]"

- "Benfica. Clássico que virou trauma - Desde 2009, águias só venceram 9 dos 33 jogos com o FC Porto"

- "Sporting. Um Natal para todos os gostos"

- "'Sou muito feliz no Boavista' [Chidozie]"


 Veja as primeiras páginas dos jornais de hoje no SAPO24