Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 18 jan 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Três dias de confinamento depois, medidas devem 'apertar'

 
 

Edição por Tomás Albino Gomes

Conselho de Ministros reúne-se hoje para reavaliar medidas do confinamento

  • O Governo vai reunir-se esta segunda-feira em conselho de ministros extraordinário para aprovar novas medidas relacionadas com o confinamento, face ao agravamento dos efeitos da pandemia de covid-19 em Portugal.
  • No domingo, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que este novo confinamento não está a ser levado a sério e admitiu um agravamento de medidas, que disse que apoiará, se for essa a decisão do Governo.  Também a ministra da Saúde se mostrou preocupada com o comportamento dos portugueses e alertou que todo o sistema de saúde está “muito próximo do limite”.
  • Entre as medidas que estão a ser ponderadas está a proibição de venda de bebidas ao postigo para evitar ajuntamentos à porta dos cafés e a possibilidade de abrir os centros de tempos livres para crianças até aos 12 anos.
  • Desde o início do novo confinamento, na sexta-feira, pelo menos 477 pessoas morreram em Portugal por causa da covid-19 e foram contabilizados quase 32 mil novos casos de infeção. O número de hospitalizações também aumentou e atingiu 4.889 doentes no domingo, com 647 em unidades de cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde.

CIP apresenta resultado de inquérito sobre situação e expectativas das empresas em pandemia

  • A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) apresenta hoje os resultados do inquérito feito às empresas em Portugal sobre a sua situação atual e as expectativas que têm para este ano. A ocasião vai ser aproveitada para fazer também a avaliação das medidas definidas para combater a pandemia de covid-19.
  • O objetivo deste inquérito – o primeiro de 2021 - é recolher informação atualizada sobre a posição dos responsáveis pelas empresas portuguesas e sobre o impacto que diferentes situações têm nestas, no quadro da situação de exceção provocada pela pandemia de covid-19.

Banco Português de Fomento abre candidaturas para duas linhas de crédito de apoio à economia

  • O Banco Português de Fomento (BPF) abre hoje as candidaturas para duas linhas de crédito de apoio à economia de 1.100 milhões de euros para apoiar a indústria, turismo e eventos, setores afetados pela crise pandémica.
  • As duas linhas de crédito foram criadas para “apoiar o emprego e a manutenção dos postos de trabalho de três setores fortemente afetados pela pandemia – o da indústria, o do turismo e o da montagem de eventos”, segundo o BPF.
  • A “linha de apoio à economia covid-19 – empresas exportadoras da indústria e do turismo” tem uma dotação global de 1.050 milhões de euros. Já a “linha de apoio à economia covid-19 – montagem eventos” conta com 50 milhões de euros.
  • Segundo o BPF, ambas as linhas estão disponíveis para micro, pequenas e médias empresas (PME), incluindo empresários em nome individual, bem como, para ‘small mid cap’ (pequena-média capitalização) e ‘mid cap’, em qualquer dos casos com atividade em território nacional continental, com um prazo máximo de operação de até seis anos, incluindo 12 meses de carência de capital.
 
 

Revista de Imprensa: Das filas para votar a um SNS ‘próximo do limite’

 
 

Diário de Notícias:

- “Filas para votar: Guia para as eleições mais estranhas de sempre”

- “Impeachment de Bolsonaro volta em força à agenda”

- “’Globalizar a vacina covid’, pede Ngozi Okonjo-Iweala [ex-presidente do conselho da Gavi, the Vaccine Alliance]"

Correio da Manhã:

- “Pai e filho com covid mortos em casa: Saúde 24 alertou PSP por não conseguir contactar doentes pelo telefone”

- “Especial presidenciais: ‘Presidente deu palco aos privados na saúde’. Entrevista a Ana Gomes”

Público:

- “Em ano de pandemia denúncias de crimes na Internet quase triplicaram”

- “Alentejo: Exploração e falta de trabalho nos campos deixam imigrantes dependentes de apoio para comer”

Jornal de Notícias:

- “Governo revê medidas, mas deve manter para já todas as escolas a funcionar”

- “Ministra avisa que sistema de saúde está a chegar ao limite”

Jornal i:

- “O caos está instalado: ‘Não fiquem doentes nem tenham acidentes’ [apelo de um médico]”

- “Dia internacional do Riso: ’Achávamos que um palhaço não cabia no écran’”

- “Estado de emergência vai estender-se até ao fim do mandato do PR… e Governo reúne-se hoje para aplicar novas medidas de restrição”

Jornal de Negócios:

- “Entrevista Pedro Siza Vieira. Injeção de liquidez chega às empresas em fevereiro

O Jogo:

- “Covid arrasa dragão: Sérgio Oliveira, Luís Díaz e Evanilson juntam-se a Otávio e ao castigado Taremi”

- “I Liga: V. Guimarães-Farense foi outra vez adiado”

Record:

- “Sporting: Pote quer desforra: Reencontro com o FC Porto dá motivação especial”

A Bola:

- “Benfica: Pedrinho e Everton para o SC Braga”

- “Sporting: Acordo com Matheus Reis até 2025”

 
 
Francisco de Abreu Duarte
 
 

A Constituição dos EUA não é só um documento fundador e o norte moral daquele país. É a sua base religiosa, uma artificial substituição da idolatria religiosa pela idolatria constitucional. Continuar a ler

 
 
 
Marco Neves
 
 
 
 

A história da palavra «presidente» junta dois acontecimentos da semana que agora começa. A origem da palavra é o latim, a língua que andamos a transformar em português há muitos séculos, mas até se transformar no que é hoje andou a passear pelo mundo. Continuar a ler