Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 01 abr 2022

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Um ataque a um depósito de combustível na Rússia pode adiar a paz?

 
 

Edição por Alexandra Antunes

Esta sexta-feira, o Kremlin denunciou um ataque realizado por helicópteros ucranianos contra um depósito de combustível em território russo, na cidade de Belgorod.

O ataque – o primeiro deste tipo, se for confirmado que foi mesmo realizado pela Força Aérea ucraniana – ocorre quando a Rússia afirma repetidamente ter o controlo total do espaço aéreo na Ucrânia.

E com o sucedido chegam mais dificuldades nas negociações de um acordo de paz. “Está claro que não podemos considerar isso como algo que criará as condições adequadas para a continuação das negociações”, disse Dmitri Peskov, porta-voz da presidência russa, sobre o ataque.

Peskov acrescentou que o Presidente russo, Vladimir Putin, foi informado sobre o incidente e está a aguardar a avaliação dos militares sobre o caso, que ocorreu, segundo a versão russa, hoje ao amanhecer.

Do lado da Ucrânia, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba, disse não poder confirmar ou negar o alegado envolvimento do país no ataque ao depósito de combustível, uma vez que não possui "toda a informação militar".

Apesar das acusações relativas ao ataque, parece ainda haver esperança. O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, admitiu hoje, na Índia, que houve progressos nas negociações sobre o estatuto de neutralidade da Ucrânia, incluindo uma aproximação de posições sobre a situação na região de Donbass.

"Esses acordos devem ser concluídos (...), há algum progresso na admissão de impossibilidade de a Ucrânia fazer parte de qualquer bloco", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, acrescentando que já foi possível "um entendimento" inicial sobre a disputa da região de Donbass.