Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 13 dez 2024

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 
 
 

Um novo primeiro-ministro em França. Será que é desta que funciona para Macron?

 
 

Editado por Beatriz Cavaca

O Presidente francês, Emmanuel Macron, nomeou hoje o seu aliado centrista François Bayrou, de 73 anos, como primeiro-ministro.

O anúncio foi feito esta sexta-feira, um dia depois da viagem de Macron à Polónia.

“O líder do MoDem, primeiro aliado do Chefe de Estado e figura do centro, terá a difícil tarefa de formar um governo capaz de sobreviver à ameaça de censura de uma Assembleia Nacional sem bloco maioritário, e de ter um orçamento adotado, do qual a França está atualmente privada para 2025", explica a presidência.

Este anúncio foi feito mais de uma semana depois da votação da moção de censura da Assembleia Nacional ao orçamento de 2025 apresentada pelo governo.

Michel Barnier foi então obrigado a apresentar a sua demissão ao presidente da república, que a aceitou no dia seguinte.

O novo governo será revelado nos próximos dias.

Recorde-se que já Gabriel Attal tinha abandonado este cargo em setembro de 2024, depois de uma derrota eleitoral, e Elisabeth Borne logo em janeiro.

Quem é François Bayrou?

Bayrou tem uma longa carreira política em França, tendo-se tornado candidato presidencial em diversas ocasiões. A sua carreira tem sido em partidos centristas como o MoDem, que hoje representa. Apesar de não pertencer ao partido de Macron, tem sido um apoio político fundamental na carreira do presidente da república. Nos últimos anos foi conselheiro do Eliseu, mas anteriormente ocupou cargos como autarca de Pau ou vários ministérios com três presidentes: Mitterrand, Chirac e Macron.

Como novo primeiro-ministro terá agora a difícil tarefa de aprovar o plano orçamental para 2025 numa câmara baixa amplamente dividida. O atual parlamento está dividido em três blocos distintos, sem uma maioria clara, depois de Macron ter convocado eleições antecipadas durante o verão.

 
 
Frases que marcaram o ano de 2024
 
 

Atualidade