Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 02 ago 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Um par de dicas para (ainda) conseguir ser autarca

 
 

Edição por Pedro Soares Botelho

  • Se tem ambições a ficar sentado no gabinete mais importante dos Paços do Concelho do seu município, saiba que termina hoje o prazo para a entrega das listas de candidatos às eleições autárquicas de 26 de setembro. Saiba também que vai ter de lidar com a greve dos funcionários judiciais que as deveriam receber.
  • Segundo o calendário da Comissão Nacional de Eleições (CNE), até às 18:00, partidos, coligações e grupos de cidadãos têm que entregar as suas candidaturas ao juiz, mas são imprevisíveis os efeitos da greve. No final do dia, as listas serão afixadas à porta do tribunal — mas isso não quer dizer que o processo tenha terminado.
  • Na terça-feira, o juiz procederá ao sorteio da ordem das listas no boletim de voto, e o resultado enviado à CNE e ao presidente da câmara.
  • Será feita uma primeira análise e as listas retificadas serão publicadas em frente ao tribunal até 14 de agosto, embora possam ainda ser admitidos recursos que podem seguir até ao Tribunal Constitucional.
  • Mas hoje o processo de entrega das candidaturas poderá ser perturbado pela greve dos funcionários públicos. Os sindicatos convocaram uma paralisação em defesa de um estatuto e carreira, acusando o colégio arbitral, chamado a intervir pelo governo, de parcialidade, ao incluir nos serviços mínimos as diligências ligadas às eleições autárquicas.
  • A greve, das 09:00 às 17:00, abrange todos os funcionários judiciais a prestar serviço nos juízos locais e centrais de competência cível, juízos de competência genérica, juízos de proximidade e unidades centrais.
  • Segundo o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ), a falta de acordo entre a Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) e o SFJ sobre os termos desta greve e a definição dos serviços mínimos levou a uma decisão do colégio arbitral sobre os serviços mínimos, que o SFJ considera "ter sido tomada de forma injusta, tendenciosa e sem respeito pelos direitos dos trabalhadores".
  • Assim, se reuniu as assinaturas todas e ainda não as entregou, arregimente depressa um grupo de munícipes ou fregueses para o ajudarem a acartar tudo para a fila do tribunal local.
 
 
Dos bastidores ao palco principal do combate à pandemia. As vacinas contra a covid-19 são só a ponta do iceberg
 
 

Atualidade

 

Em 2020, as vacinas contra a covid-19 quebraram os todos os recordes, passando do desenvolvimento à aprovação numa questão de meses. Perceba porque as vacinas da Pfizer-BioNTech e da Moderna, que estão a dar início a uma nova era da medicina, foram desenvolvidas em tempo recorde e o que está por detrás de todo o processo – desde a manipulação da molécula à empresa portuguesa que fabricou moléculas de mRNA para a Moderna. Trata-se de algo revolucionário e, em teoria, não há limites para os tipos de doenças que poderíamos tratar.

 
 
 
DGS contraria Marcelo: Vacinação de menores de 12 a 15 anos saudáveis só com prescrição médica
 
 

Atualidade

 

A Direção-Geral da Saúde (DGS) esclareceu hoje que a vacinação de crianças com idades entre 12 e 15 anos sem doenças tem de ter prescrição médica, não bastando a vontade dos pais, como defendeu o Presidente.

 
 
 
Dielmar pediu insolvência ao fim de 56 anos de atividade. Autarca diz que é "uma situação trágica para o concelho" de Castelo Branco
 
 

Atualidade

 

O presidente da Câmara de Castelo Branco, José Augusto Alves, disse hoje à agência Lusa que a insolvência da empresa de vestuário Dielmar, com 300 trabalhadores, é “uma situação trágica para o concelho”.

 
 
 
Jornal Politico quis vender conteúdos ao Governo para promover presidência portuguesa da UE. Proposta foi recusada
 
 

Atualidade

 

O jornal digital Politico propôs ao Governo uma campanha de publicidade e conteúdos informativos, de forma a "realçar o papel da presidência portuguesa da União Europeia". O MNE recusou a proposta.

 
 
 
Exames nacionais: Média da maioria das provas desceu, num ano em que aumentou o grau de dificuldade
 
 

Atualidade

 

As médias nos exames nacionais desceram na maioria das disciplinas, num ano em que o grau de dificuldade das provas aumentou ligeiramente, mas só Física e Química ficou abaixo do 10, com uma queda de mais de três valores.

 
 
 

Não se perca nos Jogos Olímpicos

 
 

Uma eliminação e um apuramento. Joana Vasconcelos foi hoje eliminada na prova de K1 200 metros dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao falhar o apuramento para as meias-finais. Já Teresa Portela qualificou-se diretamente para as meias-finais da prova de K1 200 metros dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, após ter sido segunda classificada na sua eliminatória.

Um vencedor à vista? Hoje entrou também em ação Fernando Pimenta, no K1 1.000 metros, com qualificação. Fernando Pimenta apurou-se hoje diretamente para as meias-finais da prova de K1 1.000 metros dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao vencer a sua eliminatória.

Três eliminações no atletismo. No Estádio Nacional, onde decorre o atletismo, o dia começou bem cedo, com as participações de Salomé Afonso e Marta Pen, nas eliminatórias dos 1.500 metros, contudo ambas foram eliminadas e ficaram de fora das semifinais da distância. Também Lorène Bazolo foi eliminada nas semifinais dos 200 metros, tendo ficado aquém do seu recorde pessoal, com a marca de 23,20.

 
 
Ginasta Simone Biles vai participar na final de trave
 
 

Desporto

 

Simone Biles, que renunciou a quatro finais nos Jogos Olímpicos Tóquio2020 para proteger a sua saúde mental e física, está inscrita para a disputa de medalhas de trave na terça-feira, de acordo com a lista de participantes publicada esta segunda-feira.

 
 
 
Raven Saunders subiu ao pódio e cruzou os braços. Que significado tem esse X?
 
 

Desporto

 

Aquele X "é a intersecção onde todas as pessoas oprimidas se cruzam", diz a atleta. Comité Olímpico está a avaliar a situação.

 
 
 
Marco Neves
 
 
 
 

Por estes dias, muitos de nós andamos aos saltos nas ondas. Qual é a origem da palavra? Continuar a ler