Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 06 ago 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Um primeiro dia sem esquecer o resto dos outros dias

 
 

Edição por Pedro Soares Botelho

  • A primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior arranca hoje com mais de 52 mil vagas disponíveis em cerca dez mil cursos.
  • Até 20 de agosto, os finalistas do secundário podem candidatar-se na primeira fase do concurso em que os lugares disponíveis aumentaram pelo sexto ano consecutivo, depois de, no ano passado, o concurso nacional de acesso ao ensino superior ter registado o maior número de candidatos das últimas duas décadas.
  • No total, as universidades e politécnicos disponibilizaram 52.242 vagas para o próximo ano letivo no âmbito do concurso geral de acesso, segundo dados disponibilizados pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).
  • As instituições de ensino superior de Lisboa e do Porto representam quase metade dos lugares disponíveis e tiveram o maior reforço, com mais de 200 vagas adicionais em relação ao ano anterior, nas universidades do Porto e Nova de Lisboa.
  • A Universidade de Aveiro teve também um aumento semelhante, devido à abertura de três dos 17 novos cursos que vão passar a estar disponíveis no próximo ano e que representam, sobretudo, uma aposta em áreas de tecnologia.
  • Os números divulgados pela DGES há uma semana mostram também o aumento de 3% nas áreas digitais, sobretudo nas instituições em localizadas em regiões com menor pressão demográfica, onde o aumento foi de 3,4% nestes cursos e 2% na generalidade da oferta.
  • Felisbela Lopes (professora na Universidade do Minho), escreve hoje no ‘Jornal de Notícias: “nestes quase trinta anos como professora do Ensino Superior, uma das minhas maiores perplexidades sempre foi encontrar estudantes que me dizem que querem tirar o curso de Jornalismo sem nunca terem refletido nas exigências da profissão de jornalista.”
  • Não é uma perplexidade exclusiva do Jornalismo, acrescenta: “como querer ser médico, sem, por exemplo, ter vocação para tratar doentes e disponibilidade para fazer turnos de 24 horas? Como querer ser professor, sem sentir paciência para ensinar, mesmo até quem parece não querer aprender?”, questiona.
  • Afinal, conclui, “o nosso sistema de ensino não está vocacionado para preparar os nossos estudantes para este modo de preparar o futuro.”
  • Futuro, ainda por cima, que nem fica logo traçado no primeiro dia de aulas: não só o mundo do trabalho exige hoje uma atualização constante do saber ao longo da vida, como, apesar de a escolha do curso ser importante, “aquilo que ditará o futuro próximo será em parte desenhado durante a licenciatura”, sublinha a professora.
 
 
Candidaturas ao ensino superior abrem hoje com mais de 52 mil vagas
 
 

Atualidade

 

A primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior arranca hoje com mais de 52 mil vagas disponíveis em cerca dez mil cursos.

 
 
 
Messi saiu do Barcelona. E agora, para onde vai? Estas são algumas hipóteses
 
 

Desporto

 

A notícia caiu como uma bomba no mundo do desporto. Lionel Messi, considerado um dos melhores futebolistas de sempre, vai abandonar o seu clube de sempre, o Barcelona, onde passou 21 anos. A pergunta que todos fazem agora é: onde irá jogar na próxima temporada o craque argentino?

 
 
 
Espetáculos ao ar livre, mesmo gratuitos, com bilhetes e lugares marcados. Perguntas e respostas para saber o que contar antes de sair de casa
 
 

Atualidade

 

Os espetáculos ao ar livre, mesmo os gratuitos, devem ter bilhetes de ingresso, entradas controladas e o público deve ser distribuído por lugares marcados, indica uma orientação atualizada pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

 
 
 
'Task force' afasta 3.ª dose da vacina sem "evidência científica" da sua necessidade
 
 

Atualidade

 

O coordenador da ‘task force’ para a vacinação contra a covid-19 afastou hoje a possibilidade da administração de uma terceira dose da vacina em idosos nos lares, enquanto “não houver evidência científica” da sua necessidade.

 
 
 
Portugal regista mais 18 óbitos e 2.377 casos confirmados de covid-19
 
 

Atualidade

 

Portugal regista hoje 18 mortes atribuídas à covid-19 e 2.377 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, segundo os dados oficiais.

 
 
 
Bares do Porto dizem que as restrições aos fumadores surgem "no 'timing' errado". Discotecas preparam-se para as proibições
 
 

Atualidade

 

As associações de bares da Movida do Porto e da Zona Histórica afirmaram hoje que o projeto de portaria do Governo que restringe os espaços dos fumadores nos bares “não é exequível” e que surge “no ‘timing’ errado”.