Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 17 abr 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

 
 

Edição por Pedro Soares Botelho

  • Quase 170 mil professores e funcionários das escolas vão receber a primeira dose da vacina contra a covid-19 entre hoje e domingo, depois de o processo ter sido adiado uma semana devido a novas restrições.
  • Segundo a ‘task force’ responsável pelo plano, até à manhã de sexta-feira já tinham sido enviados mais de 187 mil SMS para o agendamento da vacinação, que irá decorrer neste fim de semana, envolvendo quase todos os profissionais do ensino não superior.
  • No início da semana passada, os professores e funcionários começaram a receber a convocatória para o “grande exercício” de vacinação contra a covid-19, como lhe chamou o ministro da Educação, que estava previsto para o último fim de semana.
  • Os planos foram, no entanto, adiados pela decisão da Direção-Geral da Saúde (DGS) de recomendar a administração da vacina da AstraZeneca contra a covid-19 a pessoas acima dos 60 anos de idade.
  • As novas restrições na utilização da vacina inicialmente destinada aos profissionais do ensino obrigaram, então, a atrasar uma semana o processo de inoculação.
  • Entre os docentes e não docentes que já foram contactados, a grande maioria (89%, o equivalente a cerca de 166 mil) confirmou o agendamento.
  • Cerca de 3% dos profissionais responderam que não vão ser vacinados para já.
  • O primeiro exercício de vacinação do pessoal das escolas decorreu no fim de semana de 27 e 28 de março, em que foram vacinados mais de 60 mil professores e não docentes do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino público e privado.
 
 
Ensino à distância roubou a muitos universitários a licenciatura de que estavam à espera
 
 

Atualidade

 

A pandemia de covid-19 obrigou o ensino superior a reinventar-se e se alguns cursos conseguiram adotar o modelo 'online' sem prejuízos, noutros casos o ensino a distância impediu aulas práticas, roubando aos estudantes a licenciatura que esperavam.

 
 
 
Confinar a adolescência tem custos para a saúde mental dos jovens, segundo especialistas
 
 

Atualidade

 

Há mais de um ano a viver em plena pandemia de covid-19, os jovens passaram pelo menos seis meses em casa e o confinamento da adolescência tem custos para a saúde mental que, segundo especialistas, já estão a ser pagos.

 
 
 
Susana Coroado: "Temo que com a facilitação dos ajustes diretos possa haver financiamento político eleitoral ilícito nas próximas autárquicas"
 
 

Atualidade

 

Não há decreto que substitua o bom senso. Esta bem podia ser a conclusão da conversa com a presidente da Transparência e Integridade, Susana Coroado, que falou ao SAPO24 sobre o tema da corrupção em Portugal. Há coisas que não vão lá (só) com leis.

 
 
 
"Atrevido até ao fim", Filipe foi "uma rocha para Sua Majestade". Esta é a história do duque de Edimburgo
 
 

Atualidade

 

O duque de Edimburgo, consorte da Rainha Isabel II, morreu a 9 de abril aos 99 anos. Em 73 anos de casamento, Filipe ocupou o seu lugar atrás da soberana, atuando como "uma rocha para Sua Majestade". Conhecido pelo seu sentido de humor e por algumas "gafes", a vida do príncipe fica também marcada por paixões diversas, dos aviões aos cavalos, e pelo apoio a causas sociais.

 
 
 
Há casamentos adiados já para 2022 porque noivos querem festas de sonho — e sem desconvidados
 
 

Atualidade

 

O casamento e o setor nupcial enfrentam uma crise sem precedentes há um ano devido à covid-19, com os matrimónios adiados para 2021 e 2022, porque os nubentes preferem fazer a festa de sonho sem desconvidar dezenas de pessoas.

 
 
 
Do inflamatório ao "cristão", de Houellebecq a Carrère. Os livros que tratam da alma em Abril
 
 

Vida

 

No mês em que se celebra o Dia Mundial do Livro — 23 de abril — o ritmo de lançamentos voltou a aumentar à medida que as livrarias vão reabrindo. Na agenda para o mês de abril, há um romance construído a partir da vida num bordel, mais do que um autor a fazer da sua vida ficção, um detetive a combater o sobrenatural em Lisboa e duas propostas de campos opostos da economia para tentar perceber como vamos sair desta crise.