Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 30 dez 2022

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Vai sair na passagem de ano? Leve guarda-chuva

 
 

Edição por Alexandra Antunes

O ano de 2022 está prestes a terminar e 2023, manda a tradição, deve ser iniciado em festa. Mas a meteorologia talvez não o permita na totalidade — nem em todo o país.

Oito distritos do norte e centro de Portugal continental estão sob aviso amarelo por causa da chuva e, nalguns casos, devido ao vento e à agitação marítima, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os avisos por causa da chuva estendem-se à passagem de ano em Braga, Viana do Castelo e Porto (das 18:00 de sábado às 09:00 de domingo), assim como Aveiro (22:00 de sábado às 12:00 de domingo). No primeiro dia do ano (09:00/18:00) está ativo um aviso amarelo em Viseu, Vila Real, Leiria e Coimbra.

Na quinta-feira, o IPMA já tinha divulgado as previsões para a passagem do ano, apontando chuva por vezes forte para o Minho e o Douro Litoral a partir da tarde de sábado, estendendo-se a precipitação ao restante território continental no domingo, o primeiro dia de 2023.

Na informação divulgada, o IPMA indica que o estado do tempo no continente e nas ilhas será afetado por “uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte, associada a uma depressão centrada a noroeste da Península Ibérica”.

Assim, se sair de casa para festejar, lembre-se de levar o guarda-chuva e, nas estradas, de adotar um comportamento seguro.

De recordar que a Guarda Nacional Republicana já iniciou a segunda fase da operação “Natal e Ano Novo 2022” com um reforço da fiscalização e patrulhamento rodoviário nas estradas com maior tráfego durante este período.

Durante este período, a GNR vai estar “particularmente atenta” aos comportamentos de risco dos condutores, nomeadamente excesso de velocidade, manobras perigosas, utilização do telemóvel ao volante, circulação correta na via mais à direita em autoestradas e itinerários principais e complementares, bem como ao uso do cinto de segurança e cadeirinhas para crianças.

A GNR aconselha os condutores a efetuarem um planeamento cuidado das viagens, evitando os períodos do dia onde se prevê maior intensidade de tráfego, a realizarem paragens para descansar, adequarem a velocidade às condições meteorológicas, ao estado da via e ao volume de tráfego rodoviário, evitarem manobras que possam resultar em embaraço para o trânsito, adoção de uma condução atenta, cautelosa e defensiva.

 
 
 
 
 

 
 

Lisboa e os Lisboetas é um podcast produzido pela MadreMedia que vai levá-lo a conhecer os recantos da nossa capital. Em cada episódio, o anfitrião José Sá Fernandes e um (ou mais) convidados dão juntos um passeio por uma zona de Lisboa e descobrem a sua história e as suas estórias. Neste episódio, passeamos a Inês Castel-Branco e Mariana Duarte Silva por Lisboa, do Saldanha ao Village Underground.

 
 
NBA: O incrível Luka e Nets on fire
 
 

Desporto