Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 03 jan 2025

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Vem aí o mau tempo. Quais os cuidados a ter?

 
 

Edição por Alexandra Antunes

Dez distritos do continente vão estar no domingo e na segunda-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte, e condições favoráveis à ocorrência de trovoada e queda de granizo, informou hoje o IPMA.

  • Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga vão estar sob aviso amarelo entre as 06h00 de domingo e as 00h00 de segunda-feira;
  • Lisboa, Setúbal, Leiria e Coimbra vão estar em alerta entre as 06h00 e as 12h00 de domingo.

Além da chuva, também está previsto vento forte, queda de neve e agitação marítima:

  • Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga esperam vento forte, com rajadas até 90 quilómetros por hora, entre as 06h00 e as 09h00 de domingo;
  • Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo por causa da queda de neve acima dos 1.200 metros, entre as 00h00 e as 11h00 de segunda-feira;
  • Os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso amarelo entre as 06h00 de domingo e as 11h00 de segunda-feira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de sudoeste com 4 a 5 metros, passando a ondas de noroeste na segunda-feira.

Quais os "comportamentos adequados" perante o risco de mau tempo?

A Proteção Civil apelou hoje para que a população tenha cuidados redobrados, perante a previsão de mau tempo emitida pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para os próximos dias.

Segundo a Proteção Civil, estas previsões aumentam os riscos de "inundações em zonas urbanas, transbordo do leito de alguns cursos de água, deslizamentos e derrocadas e piso rodoviário escorregadio".

A ANEPC recorda que "o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a adoção das principais medidas preventivas para estas situações".

Estes são os conselhos:

  • Adotar uma condução defensiva;
  • Não praticar atividades relacionadas com o mar;
  • Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas e junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis.
 
 
Isabel Tavares
 
 

O ego é uma coisa tremenda e pode ter efeitos nefastos. Moedas esqueceu rapidamente os concursos públicos em que era mestre quando comissário europeu e só em 2023 a câmara de Lisboa fez mais de mil ajustes directos e atribuiu mais de 110 milhões em subsídios. Continuar a ler