Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 14 fev 2022

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Por vezes não há amor. No Dia de São Valentim também é preciso falar de violência no namoro

 
 

A PSP começa hoje uma operação nas escolas para sensibilizar os alunos contra a violência no namoro, um fenómeno que resultou em 2.215 denúncias registadas em 2021, anunciou a força de segurança.

Em 2021, a Polícia de Segurança Pública (PSP) registou mais de 2.215 denúncias de violência neste contexto, sendo que a maioria das alegadas vítimas foram raparigas. A maioria dos relatos de violência no namoro apresentados à PSP no ano passado envolveram tanto violência psicológica como física.

A PSP aproveita o Dia de São Valentim para visitar as escolas numa operação que termina a 25 de fevereiro e que alerta para a violência no namoro e a violência doméstica. A ação destina-se aos alunos do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário – faixa etária dos 13 aos 18 anos – através dos polícias que integram o Programa Escola Segura.

Também a Guarda Nacional Republicana (GNR) aproveitou a data para iniciar uma campanha de prevenção e sensibilização da violência no namoro, tendo registado no ano passado mais de 1.100 crimes em todas as faixas etárias, 332 com idade até aos 24 anos.

A campanha #VaisParar, que se inicia hoje, Dia de S. Valentim, e termina a 20 de fevereiro, visa incentivar todos os jovens a denunciar e a não aceitar qualquer tipo de violência psicológica, emocional, física, social ou sexual.

 
 
Francisco Sena Santos
 
 

A liberdade de expressão é, como o direito ao protesto, sempre inquestionável. Mas sabemos que a liberdade de cada um tem travagem no ponto onde choca com a liberdade de outros. Continuar a ler

 
 
 
Marco Neves
 
 
 
 

Com os tambores a rufar no Leste do nosso continente, façamos uma pequena viagem no tempo, em busca da origem da palavra «guerra». Continuar a ler