Algumas praias da costa Algarvia foram invadidas por uma alga japonesa, mais precisamente "Rugulopteryx okamurae", que atingiu sobretudo as praias entre Albufeira e Portimão.

A notícia foi avançada pela SIC Notícias que sublinha que só no Carvoeiro apareceram numa extensão de cerca de 90 metros, de onde foram retiradas 300 toneladas pela Câmara de Lagoa.

O canal sublinha ainda que este é para já um problema em alguns municípios do Algarve, mas pode vir a espalhar-se a outras localidades do país, tendo em conta que planta marinha é altamente invasora.

Acrescenta ainda que o município já iniciou os trabalhos de limpeza da praia, sendo que no sábado já se conseguia chegar perto da água. Na parte menos afetada havia 60 centímetros de altura de algas e na pior chegava acima da cintura de um adulto.

A SIC avança também que para efetuar esta limpeza a autarquia de Lagoa terá gasto cerca de dez mil euros em maquinaria, sendo que se as algas tiverem de seguir para aterro, a operação irá custar cerca de 24 mil euros.

O Sapo24 contactou a Câmara Municipal de Lagoa que confirmou que a situação na praia estava neste momento a ser resolvida.