Aos 56 anos, o candidato do PSD – que, em 2013, sucedeu ao social-democrata Fernando Ruas - espera que os viseenses depositem em si a confiança para um segundo mandato.

No concelho, está em curso uma reflexão estratégica no âmbito dos fóruns “Afirmar Viseu”, organizados pela comissão política concelhia.

O objetivo é fazer um balanço das apostas feitas e do trabalho desenvolvido no primeiro mandato - em áreas como o investimento económico e o emprego, a reabilitação urbana e a qualidade de vida, a mobilidade e os transportes, a inclusão e a solidariedade social, a cultura e o património, o turismo e o marketing e a coesão territorial – e eleger novos desígnios ou identificar novas oportunidades de políticas locais.

Almeida Henriques deixou o lugar de secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional no XIX Governo Constitucional para ser o candidato do PSD nas autárquicas de 2013 e, logo que venceu, considerou que o concelho estava a viver “o início de um novo ciclo”, depois de 24 anos de governação de Fernando Ruas (que não pôde recandidatar-se por ter ultrapassado o limite de mandatos).

Levar Viseu a assumir-se “como uma das principais capitais de distrito, uma das principais cidades/regiões” foi um desígnio que estabeleceu o antigo deputado da Assembleia da República (na IX, X, XI e XII legislaturas) e vice-presidente do grupo parlamentar do PSD (entre 2005 e 2007, e entre 2010 e 2011).

Se no primeiro mandato a preocupação consistiu em lançar as bases de uma nova estratégia de desenvolvimento, num segundo mandato o atual vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) quer executar essa estratégia.

O autarca tem cerca de 20 milhões de euros de fundos comunitários para executar obras de reabilitação do centro histórico, de requalificação escolar e de extensão das redes de águas e saneamento em freguesias com menor cobertura.

Serão também executados investimentos considerados estratégicos para o concelho relacionados com o projeto Mobilidade Urbana de Viseu e com o Viseu Arena (resultante da transformação do pavilhão multiusos).

Almeida Henriques foi presidente da Assembleia Municipal de Viseu e da Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões.

Foi também presidente da Associação Industrial da Região de Viseu (AIRV), de 1994 a 2002, presidente da direção do Conselho Empresarial do Centro - Câmara de Comércio e Indústria, de 2002 a 2010, e vice-presidente da Confederação da Indústria Portuguesa, de 2005 a 2010, entre outros cargos que teve ao nível associativo e empresarial.

Almeida Henriques teve uma participação ativa em várias instituições culturais, sociais e científicas da região e foi fundador e administrador de várias empresas.

É comendador da Ordem do Mérito Agrícola, Comercial e Industrial e presidente honorário da AIRV.

O autarca é ainda presidente da secção das Smart Cities da ANMP, estando a fazer uma forte aposta nesta área no seu concelho.

O PSD foi o partido mais votado em Viseu nas eleições autárquicas de 2013, conquistando 46,37% dos votos (cinco mandatos). O PS conseguiu 26,84% dos votos (três mandatos) e o CDS-PP 9,56% dos votos (um mandato).