Escolhido pelas bases, o nome de Costa da Silva, antigo gestor de fundos comunitários, convenceu há quase dois anos os órgãos nacionais do PSD e do CDS-PP, que o indicaram para liderar a lista da coligação pelo círculo de Évora, após a escolha de ‘candidatos paraquedistas’ em anteriores eleições legislativas.

Foi uma "aposta ganha", com o candidato, um benfiquista “ferrenho”, a conseguir a sua eleição para a Assembleia da República e a posicionar a coligação PSD/CDS-PP como a segunda força política mais votada no círculo de Évora, só atrás do PS.

O seu currículo apresenta ainda duas candidaturas autárquicas, ambas pelo PSD, à Câmara de Viana do Alentejo, nas eleições de 2001 e 2005, tendo na última conseguido a eleição como vereador.

Em termos partidários, António Costa da Silva foi presidente da distrital de Évora do PSD, entre 2010 e 2016, e, antes, da concelhia de Viana do Alentejo, entre 2004 e 2010, além de vogal de várias comissões políticas, entre outros cargos.

Na corrida à Câmara de Évora, de maioria comunista, o candidato social-democrata apresenta como "ideias essenciais" do seu programa a aposta no fortalecimento da economia e em medidas sociais e na coesão territorial para dar "um novo rumo ao concelho".

Economista de profissão, António Costa da Silva aponta como prioridades o crescimento económico e o emprego, a competitividade e a criatividade, a coesão social e territorial e a qualidade de vida.

A transformação de Évora num "polo turístico de excelência", a revitalização e funcionalidade urbana, a preservação dos valores naturais em novas zonas verdes, o investimento público reprodutivo com dimensão tecnológica e um "modelo social equilibrado" são outras apostas.

Natural de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, António Francisco Costa da Silva, 48 anos, casado e com dois filhos, reside há 25 anos na histórica vila de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo, a cerca de 30 quilómetros de Évora.

Licenciado em economia e pós-graduado em Administração e Desenvolvimento Regional na Perspetiva das Comunidades Europeias, foi gestor e consultor de empresas antes de entrar para a administração pública.

Mais recentemente, foi vogal executivo das comissões diretivas dos programas operacionais Alentejo 2020 e InAlentejo e vice-presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo.

Presença habitual nos jogos do clube encarnado no Estádio da Luz, Costa da Silva torce igualmente pelo Sport Clube Alcaçovense, cuja equipa de futebol sénior disputa o principal campeonato da Associação de Futebol de Évora.

Foi presidente do clube da terra, onde vive, durante seis anos e, atualmente, lidera o conselho fiscal, mas, além de futebol, gosta de touradas e leitura, pratica corrida e tem uma pequena criação de cabras serpentinas e ovelhas merinas.

O atual executivo municipal de Évora é composto por quatro eleitos da CDU, dois do PS e um da coligação PSD/CDS-PP.

No distrito de Évora, com 14 concelhos, a CDU lidera em seis municípios (Alandroal, Arraiolos, Évora, Montemor-o-Novo, Mora e Vila Viçosa), o PS em cinco (Mourão, Portel, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Viana do Alentejo) e os outros três (Borba, Estremoz e Redondo) são presididos por movimentos independentes.