O dispositivo foi instalado no sábado, 3 de junho, no âmbito do projeto "Costa Segura" e decorre dos trabalhos atualmente em curso nas ilhas Selvagens, no sentido de reforçar a presença e a soberania portuguesa naquele sub-aquipélago da Região Autónoma da Madeira.

A Autoridade Marítima explica, em comunicado, que o sensor eletro-ótico é comandado remotamente a partir do Posto da Polícia Marítima localizado na ilha Selvagem Grande e é operado de forma integrada com o radar existente nesta ilha, permitindo reduzir a necessidade de presença humana na Selvagem Pequena e, consequentemente, diminuir a interferência nos seus ecossistemas sensíveis.

"A instalação deste sensor resulta de uma das ações técnicas, presentemente em curso nas ilhas Selvagens, desenvolvidas por uma equipa multidisciplinar de vinte e cinco militares e militarizados da Autoridade Marítima Nacional, apoiada pela Marinha", refere o comunicado.

Os trabalhos foram previamente concertados com a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, através do Instituto das Florestas e da Conservação da Natureza, e têm por objetivo a "consolidação do processo de capacitação do Posto do Comando-local da Polícia Marítima do Funchal nas ilhas Selvagens".

O objetivo é "assegurar o permanente exercício" da autoridade do Estado no que concerne à vigilância, fiscalização, patrulhamento e exercício de polícia em todo o espaço marítimo circundante às ilhas Selvagens.