Bloqueio na AR. Prazo para entrega de candidaturas alargado para as 14h. Chega apresenta novo nome

O presidente da Assembleia da República em exercício, António Filipe, confirmou que o prazo de entrega de candidaturas foi alargado após pedido dos partidos. Impasse mantém-se após reunião entre PS e PSD, sendo que Chega avança Rui Paulo Sousa como novo candidato.
Bloqueio na AR. Prazo para entrega de candidaturas alargado para as 14h. Chega apresenta novo nome
JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

A informação foi transmitida pelo deputado comunista António Filipe, que preside temporariamente à primeira sessão plenária da XVI Legislatura, que não terminou na terça-feira, depois de três tentativas falhadas de eleição do presidente do parlamento. O recomeço dos trabalhos adiou-se para as 15h00.

O prazo para entrega das candidaturas para presidente da Assembleia da República foi novamente prolongado, desta vez até às 14h00, a pedido do PS, a que o PSD se associou, arrancando o plenário uma hora depois.

A informação foi avançada à Lusa por fontes parlamentares e confirmada pelo presidente da Assembleia da República em exercício, António Filipe, em declarações aos jornalistas.

Já o primeiro adiamento se tinha sabido depois da reunião que juntou Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos para tentar resolver o impasse após três tentativas falhadas de eleger o presidente da Assembleia da República na terça-feira.

“Há de facto um novo pedido de adiamento e ficou assente, creio que agora em definitivo, que serão admitidas candidaturas até às 14:00 e o plenário ficou marcado para as 15:00”, disse António Filipe aos jornalistas, esclarecendo que “foi um pedido feito inicialmente pelo PS, a que o PSD também se associou”.
De acordo com o deputado comunista, esta decisão “dá um prazo suficiente para que não haja sucessivas prorrogações” e “não houve objeção de qualquer grupo parlamentar” após o contacto que fez com todas as forças políticas.
Entretanto, o Chega fez saber que vai propôr outro nome: depois de Manuela Tender, o partido de extrema-direita avança com Rui Paulo Sousa.
“Neste momento há um só candidato e mantermos a sessão para as 12:00 com um só candidato creio que poderia não ser a melhor solução sabendo que poderá haver possibilidade de haver outras candidaturas”, justificou, confirmando que se trata da candidatura de Rui Paulo Sousa do Chega.
As reuniões dos grupos parlamentares do PSD e do PS, marcadas para esta manhã, ainda não se realizaram.
No caso do PS, os deputados estão reunidos no Auditório António de Almeida Santos, no edifício novo do parlamento, aguardando a chegada do secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos.

Na última votação, o candidato proposto pelo PS, Francisco Assis, ficou à frente com 90 votos, tendo o nome social-democrata, José Pedro Aguiar Branco, ficado em segundo com 88 votos

Em causa está a eleição do presidente da Assembleia da República, que tem de ser realizada na primeira reunião plenária da legislatura por maioria absoluta dos votos dos deputados em efetividade de funções (116).

Na terça-feira, a primeira eleição do presidente do parlamento, feita por voto secreto, começou pelas 15h00 de terça-feira, apenas com o deputado social-democrata José Pedro Aguiar-Branco como candidato.

Pelas 17h00, era anunciado o primeiro falhanço desta eleição para presidente da Assembleia da República, já que o antigo ministro da Defesa obteve 89 votos a favor, 134 brancos e sete nulos.

Cerca de uma hora depois o PSD retirou a candidatura, mas pelas 19h00 o antigo ministro da Defesa voltou a reapresentá-la.

Pela mesma hora, o PS decidia avançar com a candidatura de Francisco Assis e o Chega de Manuela Tender.

Na primeira volta, o socialista vence por uma margem curta (90 contra 88 de Aguiar-Branco) e a deputada do Chega ficaria pelo caminho com 49 votos.

À segunda volta – terceira tentativa de eleição -, repete-se novo falhanço, com resultados muito semelhantes: 90 votos para Assis e 88 para Aguiar-Branco, sem que nenhum conseguisse a necessária maioria absoluta de votos favoráveis.

Veja também

 

Comentários

Entre com a sua conta do Facebook ou registe-se para ver e comentar
mookie1 gd1.mookie1