O incêndio deflagrou às 14:04, junto a Couto, localidade a norte da cidade de Viseu, na União de Freguesias de Barreiros e Cepões, disse à agência Lusa fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil de Viseu Dão Lafões.

No local, às 18:0, estavam mobilizados mais de 300 operacionais, apoiados por meia centena de veículos e nove meios aéreos.

O incêndio, que tem duas frentes, progride “com intensidade” em zona de perímetro florestal e com “muito potencial de destruição”, com milhares de hectares à sua frente de pinhal adulto, notou a mesma fonte.

Até ao momento, segundo fonte da Proteção Civil, não houve necessidade de proceder à evacuação de qualquer área e não há feridos a registar.

Fonte do Comando Territorial da GNR de Viseu afirmou à Lusa que, até ao momento, não foi necessário proceder ao corte de qualquer estrada principal e que não há a registar qualquer habitação em perigo.

Já o Presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, adiantou que o fogo atinge uma zona de "floresta intensiva de pinheiro-manso e pinheiro-bravo" e que, por isso mesmo, há "pouco risco" para as pessoas e habitações que "com facilidade" serão salvaguardadas.

*Com Lusa